Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima. Secretário de Estado do Vaticano preside à peregrinação de Outubro

20 set, 2016 - 11:25

As celebrações de 12 e 13 de Outubro terão como tema “Quem perder a sua vida… Salvá-la-á”.

A+ / A-

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, preside a 12 e 13 de Outubro à peregrinação internacional aniversária de Fátima.

De acordo com um comunicado do Santuário português, esta peregrinação assinala a sexta aparição aos pastorinhos e terá como tema “Quem perder a sua vida… Salvá-la-á”.

“Eu estou contente e agradeço o convite que me fizeram. Imagino que devem ter pensado que, por ocasião do 99.º aniversário das aparições, ter a presença do colaborador directo do Papa Francisco poderá ser uma boa preparação para o centenário que será no próximo ano”, disse Pietro Parolin em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Esta será a primeira vez que Pietro Parolin, chefe da diplomacia da Santa Sé, visita Fátima: “Estou contente porque nunca estive em Fátima. Estou a preparar-me, reflectindo sobre o significado de Fátima e sobretudo deixando-me envolver, porque não serei só uma presença institucional, mas serei sobretudo um filho que visita a sua Mãe. Aceitar a sua mensagem é encontrar força para levar a cabo esta missão que é estar ao serviço da Igreja e do Papa”, reconhece.

O Santuário explica ainda que o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, por ocasião do convite feito ao secretário de Estado do Vaticano, em Roma, no fim da visita “ad Limina” dos bispos de Portugal, afirmou: “Tínhamos feito o convite e ele ter-se-á aconselhado com o papa, que lhe terá dito: ‘vais abrir o caminho, vai como precursor’”.

O anúncio da nomeação de Pietro Parolin como cardeal aconteceu a 12 de Janeiro de 2014 e, a 22 de Fevereiro do mesmo ano, foi feito cardeal, no primeiro consistório ordinário do papa Francisco. Em 2014, teve um papel fundamental na aproximação entre Estados Unidos e Cuba, na mediação feita pelo Vaticano.

Na semana passada, Pietro Parolin expressou o desejo de ver o papa Francisco em Fátima, nas celebrações do Centenário das Aparições, em 2017, e sublinhou a “importância e actualidade da mensagem deixada por Nossa Senhora aos pastorinhos no contexto do mundo e da igreja actuais”, recorda ainda o Santuário.

“Na homilia que proferiu na Missa da Solenidade de Nossa Senhora das Dores, celebrada na Capela do Coro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante dos representantes diplomáticos do papa nos cinco continentes, que se encontram em Roma para a celebração do seu jubileu, e publicada na edição impressa do jornal L´Osservatore Romano de sexta-feira, em que lembrou a importância da Cruz como ponto de partida para qualquer cristão, Pietro Parolin destacou as ‘dores que o mundo atravessa’ e que o transformaram ‘numa grande colina de Cruzes’, elogiando a importância da mensagem deixada por Nossa Senhora aos Pastorinhos para superar as dificuldades”, destaca ainda o Santuário.

A nota de imprensa frisa ainda a que “oração, o sacrifício em reparação dos pecados e a conversão são aspectos centrais da Mensagem de Fátima, que o chefe da diplomacia da Santa Sé recordou estabelecendo um paralelo com os desafios que o mundo cristão enfrenta”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+