Tempo
|
A+ / A-

Suécia mantém mandado de detenção contra Assange

16 set, 2016 - 12:32

Australiano está refugiado desde 2012 na embaixada do Equador em Londres.

A+ / A-

A justiça sueca manteve o mandato de detenção emitido em 2010 contra o fundador do site WikiLeaks, o australiano Julian Assange, no âmbito de um processo por alegada violação.

O Tribunal da Relação de Estocolmo "rejeita o pedido de levantamento do mandato ", considerando que Assange "se mantém como suspeito de violação" e que "existe um risco de fuga à justiça ou a uma condenação", precisa um comunicado emitido esta quinta-feira pela instituição, citado pela agência France Presse.

O australiano, de 44 anos, está refugiado desde 2012 na embaixada do Equador, em Londres, para evitar a extradição para a Suécia, onde é procurado por suspeita de crimes sexuais. Teme que ao voltar a pisar solo sueco possa acabar por ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderá responder pela divulgação de milhares de documentos confidenciais.

Segundo a imprensa, as acusações remontam a 2010 e partem de duas mulheres: uma terá passado a noite com o fundador do WikiLeaks num apartamento de Estocolmo e outra esteve reunida com ele em Enköping. Assange recusa as acusações de violação.

O processo na Suécia só expira em 2020, data limite para ser proferida uma acusação.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • BLITZZZZ
    16 set, 2016 Funchal 13:50
    Já sabemos como é na suécia, o país comais taxa de violação na União Europeia...portanto nada melhor que fazer um arranjinho de bastidores para tramar quem diz a verdade.

Destaques V+