Tempo
|
A+ / A-

Papa vai receber propostas para protecção de menores e adultos vulneráveis

12 set, 2016 - 15:51 • Ecclesia

As conferências episcopais vão ser convidadas a promover um dia de oração pelas vítimas de abusos sexuais.

A+ / A-

A Comissão Pontifícia para a Protecção de Menores (CPPM), criada pelo Papa, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar a Francisco um conjunto de “directivas” para evitar e enfrentar eventuais casos de abusos sexuais na Igreja.

“A comissão desenvolveu um modelo de directivas na protecção e salvaguarda das crianças, adolescentes e adultos vulneráveis que vão ser apresentadas em breve ao Santo Padre, para a sua consideração”, adianta uma nota da CPPM publicada esta manhã na sala de imprensa da Santa Sé.

O anúncio foi feito após a reunião de trabalho da comissão, durante uma semana, que decorreu em Roma.

O comunicado refere que uma das vítimas de abusos sexuais ouvida pela comissão, e que foi abusado na infância, propôs à CPPM a instituição de uma Jornada de Oração como parte do “processo de cura” e da “maior tomada de consciência” destes casos.

O Papa Francisco pediu por isso que as Conferências Episcopais dos vários países “escolham um dia apropriado para rezar pelos sobreviventes e as vítimas de abuso sexuais” como partes deste Dia Mundial de Oração.

A CPPM manifestou a sua “satisfação” com o facto de vários organismos episcopais estarem a dar “passos” para concretizar essa proposta.

O comunicado da comissão recorda ainda as recentes disposições do Papa Francisco em relação à responsabilização de todos os que estiveram ligados ao “escândalo de abusos sexuais de menores por parte do clero”.

O Papa, sublinham os membros da CPPM, foi “mais longe”, estendendo a responsabilidade dos bispos a outros cargos na Igreja Católica.

A comissão anunciou ainda a intenção de criar um sítio oficial na internet, para “impulsionar os esforços” de colaboração com as dioceses e institutos religiosos para fazer da Igreja e da sociedade “um lar seguro para todos”.

A Comissão Pontifícia para a Protecção de Menores foi criada pelo Papa Francisco em Março de 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+