09 set, 2016 - 11:20
O comboio "Celta", que esta sexta-feira de manhã descarrilou em Porriño, Pontevedra, em Espanha, iniciou a sua exploração comercial em Julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.
Com bilhete único com o preço de 14,75 euros, esta ligação partilhada pela portuguesa CP e a pela espanhola Renfe, veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.
[Mapa: veja como é o traçado da linha que liga Vigo ao Porto]
Desde Novembro de 2014 que o "Celta" conta com automotoras 592.200 que lhe permitem atingir uma velocidade máxima de 140 quilómetros por hora (contra os 120 anteriores) e possuem freio electropneumático.
Nessa ocasião, fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) afirmou que a automotora 592.200, alugada pela CP à Renfe, além de permitir uma melhor prestação, vinha assegurar também um maior conforto aos passageiros.
Segundo dados de Agosto e de acordo com o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, nos últimos três anos houve um aumento de 155% do número de passageiros a viajar no "Celta", fruto da "melhoria" do serviço daquela ligação internacional.
O vídeo promocional do serviço "Celta"
José Maria Costa manifestou "satisfação" com os dados recentes divulgados pela espanhola Renfe, que indicam que "em 2012 o número de passageiros rondava os 28.300, no ano seguinte, era superior a 30 mil, em 2014, fixou-se nos 56.700 passageiros e, em 2015, aumentou 27%, com 72.300 pessoas a viajar" no "Celta".
"Estes dados vem provar que a ligação era necessária para que a eurorregião cumpra a sua missão de aproximação das duas regiões e está satisfeito com os dados que trarão melhorias em termos de economia e turismo, por exemplo", frisou o autarca, sublinhando que o aumento "é justificado pela diminuição do tempo de viagem, pela diminuição de paragens mas também pela conciliação das bilheteiras dos dois lados da fronteira", e a que "se irá juntar, em breve, a eletrificação da Linha do Minho entre Nine (distrito de Braga) e Viana do Castelo".
O tempo de viagem desta ligação internacional, que esteve para encerrar em 2011, deverá ser reduzido depois de electrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.
A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projecto de modernização é relevante para a ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, que poderá permitir o aumento da capacidade exportadora de mercadorias do país.