Tempo
|
A+ / A-

Olhar Europa

Líderes debatem futuro da União e preparam ausência do Reino Unido

22 ago, 2016 - 15:33 • André Rodrigues

A semana europeia começa com o futuro da União Europeia à mesa dos líderes de Itália, Alemanha e França.

A+ / A-
Olhar Europa (22/08/16)

Matteo Renzi, o primeiro-ministro italiano, recebe esta segunda-feira a chanceler Angela Merkel e François Hollande a bordo do porta-aviões Garibaldi, estacionado na ilha de Ventotene no Mediterrâneo. Esta minicimeira é uma preparação de outra marcada para Bratislava em Setembro. Nesse encontro informal de líderes da União Europeia, será discutido o futuro dos 27, uma vez que, pela primeira vez, o Reino Unido já não vai estar presente.

Na terça-feira assinala-se o Dia Europeu da Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários e Autoritários. A data pretende manter viva a memória das vítimas, prestando-lhes a devida homenagem. Este ano, a cerimónia terá lugar em Bratislava, na Eslováquia, e conta com a presença de Frans Timmermans, vice-presidente do executivo comunitário.

Também na terça-feira, o presidente do parlamento europeu chega à Colômbia. Martin Schulz tem um encontro agendado com o presidente do país. Em nome da União Europeia, o presidente do Parlamento Europeu leva a Juan Manuel Santos uma mensagem de apoio de todos os estados-membros para a promoção da paz no país e para a rápida aplicação dos acordos de Havana.

Schulz considera que o tempo da paz chegou e que a Colômbia pode contar com a União Europeia, precisamente nesta altura em que as conversações de paz entram na fase mais decisiva.

Vale a pena lembrar que o Parlamento Europeu já destinou 1,5 milhões de euros a programas específicos para o desenvolvimento, uma vez terminado o conflito entre o estado colombiano e os guerrilheiros das FARC.

Entre segunda e terça-feira, a agenda da Comissão Europeia inclui mais uma etapa do diálogo União Europeia-Rússia. O encontro vai ter lugar na cidade austríaca de Salzburgo.

Já na quarta-feira, o comissário para a área da economia digital e sociedade inicia uma série de reuniões com diversas entidades reguladoras, com destaque para a participação de Gunther Oettinger no fórum de reguladores europeus para as comunicações electrónicas.

Em cima da mesa está a elaboração de um guia de boas práticas para a aplicação de regulamentos de neutralidade nas regras de utilização da internet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+