Tempo
|
A+ / A-

Já arderam em Portugal mais de 100 mil hectares

16 ago, 2016 - 08:31

Ministro da Agricultura garante que o levantamento dos prejuízos já está a ser feito.

A+ / A-

Desde Janeiro arderam 101 mil hectares de floresta (o equivalente a 101 mil campos de futebol), 97. 346 apenas nas primeiras duas semanas de Agosto. Quase um terço da área total foi destruída nos fogos de Arouca e São Pedro do Sul.

Os dados são do Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (conhecido por EFFIS) citados pelo “Diário de Notícias”.

Grande parte da área ardida foi nos concelhos de Arouca (cerca de 17 mil hectares) e São Pedro do Sul (12 mil hectares).

Na segunda-feira, ao final da manhã, foi controlado o incêndio mais grave dos últimos dias, em São Pedro do Sul. Foi neste concelho que o dispositivo de combate parece ter falhado. "Estivemos aqui quatro dias sozinhos", lamenta o presidente da Câmara Municipal local, Vítor Figueiredo. E não foi por falta de pedidos de ajuda.

Agora o Governo vai investigar o que pode ter corrido mal no combate aos fogos na zona de Viseu.

Está a ser feito o levantamento dos prejuízos após os fogos que afectaram o país, especialmente desde dia 6 de Agosto. O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, diz que os meios sob sua responsabilidade "não faltarão" para fazer face aos prejuízos.

O primeiro-ministro, que esteve ontem em várias zonas afectadas do Norte e Centro do país, sublinhou após o encontro com os autarcas mais afectados pelo fogo que começou em Arouca, no início da semana passada, que o país viveu uma "situação extraordinária" ao longo da última semana, "com grande concentração de incêndios" e "uma grande simultaneidade em pontos diversos do país", o que implicou "levar o dispositivo ao limite dos limites da sua capacidade de resposta".

O Sistema Europeu de Informação de Fogos monitoriza os incêndios florestais e a área ardida através de imagens de satélite.

Até Julho, o número de incêndios em Portugal tinha estado sempre abaixo da média verificada entre 2008 e 2015.

Os mais de 101 mil hectares já superaram a média total dos últimos oito anos, que não ultrapassou os 74 mil por ano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adalberto João
    16 ago, 2016 Calheta 13:22
    À 40 anos a esta parte os principais pirómanos têm sido os politiqueiros interesseiros que nos têm desgovernado|
  • José Saraiva
    16 ago, 2016 Viseu 10:25
    ou seja (estes números estão abaixo do real e ainda só estamos á meio de Agosto) corresponde á mais de 2% da superfície nacional....

Destaques V+