Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa. Força Aérea “não dispõe de meios para fazer” combate às chamas

14 ago, 2016 - 23:19

No entanto, o governante admite estudar a possibilidade de isso voltar a ser possível no futuro.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, reafirmou que a Força Aérea não está a ajudar a apagar as chamas porque neste momento “não dispõe de meios para fazer esse combate”.

À margem de uma visita à base aérea de Monte Real, António Costa admite, no entanto, que seria positivo se “um dia pudermos voltar a contar com a Força Aérea para fazer esse combate”.

“Isso será obviamente excelente e creio que o país terá muito a ganhar com isso”, acrescentou.

O chefe de Governo considera que, para já, “é essencial podermos utilizar o dispositivo que temos e recorrer ao apoio internacional sempre que ele é necessário”.

As chamas têm assolado o país na última semana. Várias vozes têm questionado a ausência do apoio dos militares, mas a Força Aérea garante que, neste momento, isso não é possível.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Lapa
    16 ago, 2016 AMADORA 11:19
    Não tem porque a primeira reivindicação da direita é a não intervenção do Estado na economia. A direita deita mão a tudo o que dá dinheiro sem riscos de perda. Este negócio da prevenção e combate aos fogos é mais um grande negócio para os políticos da direita e de outros que" não se sabe quem eles são". São oportunidades que eles não desperdiçam. Até houve cursos pagos pela UE a privados para a formação de pilotos e, ao que parece, o negócio encheu os bolsos de gente que bem conhecemos . Não posso afirmar mas quase que tenho a certeza que os pilotos da FA não desdenhariam a oportunidade de fazer mais umas horas de voo o que contribuiria para a sua maior experiencia.
  • Moisés
    15 ago, 2016 Egipto 14:01
    Este senhor diz que a força aérea não possui meios!!! Mas não diz o motivo!!! Ora, a força aérea não tem meios porque o poder politico PODRE não lhe os quis dar. E porque motivo? É o resultado das negociatas escuras e da escuridão da maçonaria!!! Boa tarde e um bom dia Santo.
  • graciano
    15 ago, 2016 alemanha 13:02
    raios me partam se nao tenho razao o lugar do 1 ministro e no seu posto de trabalho o olhar a penssar e a dicidir o bem do pais nao e andar por ai a passear a comer a beber e a dormir a custa do povo e a fazer campanha eleitoral foi a base area fazer nada para dizer o que---aquilo que o povo ja sabia
  • tugatento
    15 ago, 2016 amarante 12:18
    "...que seria positivo se “um dia pudermos voltar a contar com a Força Aérea para fazer esse combate”. Tudo conversa de ocasião e para calar algumas vozes. Porque nunca nenhum governo ira dar meios , as Forças Armadas para combaterem os incêndios, porque isso implicava acabar com a mama dos amigalhaços. E depois quem financiava partidos e arranjava tacho para eles, e para os filhos deles?
  • rosinda
    15 ago, 2016 palmela 12:06
    Se tivessemos uma forca aerea apta a apagar incendencios poupava-se muitas mortes inclusive de bombeiros! Basta pensar que quando chove a agua vem de cima e em baixo temos que abrir o guarda chuva!
  • rosindapalmela
    15 ago, 2016 11:44
    A forca aerea nao dispoe de meios mas devia dispor! Toda gente partilha da minha opiniao! O povo fala em jogo de interessses!
  • atento
    15 ago, 2016 Aveiro 11:01
    Não tem, nem há interesse dos governos que tenha...
  • agostinho v couto
    15 ago, 2016 usa 03:04
    Pois e da mais lucro as negociatas com meios alugados ,,assim teem mais meios de manobra ,,se a alguns anos atraz serviam ,porque e que nao servem agora ,,,apodrecer nas bases aereas da mais lucro e o pais e que paga ,,e afinal para que servem os militares ,,se e para combater na guerra ,,esta para Portugal neste momento e a ,,maior das guerras ponham esses militares e esses meios ao servico da nacao ,e para isso que eles se destinam e e esse o seu dever e obrigacao

Destaques V+