Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Renascença cria conta solidária para ajudar a Madeira

12 ago, 2016 - 09:00 • Ana Lisboa

A conta “Diocese do Funchal – Campanha Renascença 2016” vai estar disponível a partir desta sexta-feira e durante cerca de um mês.

A+ / A-

O Grupo Renascença Multimédia vai apoiar a Madeira no apoio às vítimas dos incêndios, através da conta “Diocese do Funchal – Campanha Renascença 2016”.

Esta conta estará disponível a partir de hoje, sexta-feira, e durante cerca de um mês, com o IBAN: PT 50 0018 0003 42780726020 74 - Banco Santander Totta.

A campanha vai servir para angariar fundos destinados a ajudar todos aqueles que na ilha ficaram desalojados e perderam todos os seus bens.

O bispo do Funchal, D. António Carrilho, classifica a iniciativa como “importante”, tendo em conta “tantas carências”. “Alegro-me por verificar o espírito de solidariedade dos cristãos e da população em geral perante o sofrimento alheio”, enfatiza o prelado.

O dinheiro angariado destina-se a ajudar todos os que foram vítimas da tragédia dos fogos,mas, antes de dar resposta, “a primeira coisa a fazer é um levantamento muito concreto das necessidades e, depois, fazer-se um plano que seja a resposta a essas necessidades. Será difícil concretizar pormenorizadamente”.

D. António Carrilho já visitou muitas famílias desalojadas, acolhidas num quartel militar em S. Martinho. Admitiu que é “reconfortante” verificar que “as pessoas acolhem com alegria a presença do bispo e manifestam-se seja no seu sofrimento ou tristeza, seja na expectativa, seja na perplexidade”.

O bispo diz ainda que encontrou “gente com muita fé, com coragem, com esperança e até com força e determinação já a pensar no modo de olhar o futuro”.

O bispo do Funchal publicou também uma mensagem de “solidariedade e ajuda fraterna” para com os que estão a sofrer com esta calamidade. A sua ideia é “dar ânimo e coragem”, porque “este sofrimento partilhado, esta presença de ajuda é para as pessoas também reconfortante”.

Nesta sua mensagem, o bispo manifesta ainda “apreço e gratidão” aos bombeiros pelo empenho no combate aos fogos e deixa ainda uma palavra de agradecimento aos sacerdotes responsáveis pelas paróquias das zonas atingidas pelas chamas, que “se têm envolvido desde o primeiro momento em que os problemas surgiram” e procuraram “encontrar também as diversas formas de apoio e ajuda”.

Para D. António Carrilho, é fundamental que todas as instituições se unam para darem uma resposta conjunta, “de tal maneira que esta solidariedade se torne partilhada no dar, mas também no reconstruir”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Isabel Tavares
    02 set, 2016 Costa da Caparica 22:13
    É pena não se poder fazer o donativo de forma mais simples, por Pagamento de Serviços, como a RR faz nas campanhas de Natal.
  • Alberto
    12 ago, 2016 Funchal 14:51
    Aveiro é em Portugal ou no Hawai?

Destaques V+