Tempo
|
A+ / A-

Perfil do incendiário está bem definido

11 ago, 2016 - 14:55

"Baixo nível educacional e de qualificação profissional, habitante em zona rural, consumidor de álcool e com um atraso cognitivo e patologias do foro mental”. O psicólogo forense Rui Abrunhosa Gonçalves explica o que move os incendiários e como devem ser tratados para que não reincidam no crime.

A+ / A-

Há vários anos que existe um perfil psicológico do incendiário típico. Segundo Rui Abrunhosa Gonçalves, psicólogo forense, este perfil tem sido afinado pela Polícia Judiciária, mas, no essencial, não mudou.

“Trata-se quase sempre de indivíduos com baixo nível educacional e de qualificação profissional, habitantes em zonas rurais, consumidores de substâncias – nomeadamente álcool – e em muitos casos com um atraso cognitivo e com patologias do foro mental”, explica o especialista.

Normalmente o incendiário vive perto do local onde lança o fogo e será uma pessoa com “baixas capacidades de tolerância à frustração e de lidar com problemas que surjam no dia-a-dia”, recorrendo a esta prática muitas vezes por “vingança ou simplesmente por motivos fúteis”, diz.

Embora haja casos de incêndios causados para tentar alcançar alguma forma de vantagem económica, esta não é a realidade para a maioria dos incendiários diz Rui Abrunhosa. “Do ponto de vista da investigação, muito poucos são os casos em que aparece um aliciamento monetário, aparece mais estas situações de descompensação do ponto de vista psicopatológico”.

Uma das grandes dificuldades com este tipo de criminoso é o nível de reincidência. Ao longo dos últimos dias têm sido feitos apelos para aumentar as penas para incendiários e esta quinta-feira a ministra da Administração Interna admitiu mesmo estudar essa possibilidade.

Rui Abrunhosa Gonçalves diz que é essencial que compreendam a gravidade do que fizeram. “Em primeiro lugar estes indivíduos têm de ter noção do crime que cometeram, por isso têm de ser punidos e tem de lhes ser explicado muito bem o que aconteceu. Neste momento há pessoas que morreram e por isso alguns desses incendiários – se se verificar que foram eles – vão ter penas mais pesadas.”

“Dentro dessa perspectiva o castigo deve envolver, a meu ver, um contínuo repensar do impacto que teve o seu comportamento – uma vez que não estamos a falar de indivíduos inimputáveis, que não percebam o errado do que fizeram – eventualmente tratamento psiquiátrico sempre que houver uma patologia mental por detrás, uma depressão mais ou menos funda”.

“Algum tratamento pode resultar no caso de desordem de controlo de impulsos, que é mais típica no caso específico dos pirómanos, e diria também que é necessário todo um trabalho de educação ao nível das competências sociais, que estes indivíduos não têm e que pode ajudar a que não reincidam nestes crimes”, insiste.

Contudo, fundamental mesmo é haver mais controlo dos indivíduos quando se encontram em liberdade. “Quem cometeu um incêndio tem maior probabilidade de cometer incêndios, e portanto mesmo quando saem em liberdade condicional o controlo deve ser muito eficaz.”

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miranda
    11 ago, 2016 Porto 20:02
    A minha convicção de há anos é que grande maioria dos fogos tem Origem CRIMINOSA. O que foi feito entretanto ? Aliás existem mais ignições em Portugal do que em Espanha ou França com muito mais população, o que é significativo. Além disso nos 3 Meses de Verão a Vigilância preventiva deveria ser um facto e creio não ficaria muito dispendiosa. O arvoredo também não é o ideal longe disso como o Eucalipto. E claro a não ser feito nada de adequado continuaremos com grandes prejuízos para as Populações, País ( Inundações, secas) e Muito para o Ambiente, sobretudo no que toca a AGUA potável...
  • rosinda
    11 ago, 2016 palmela 17:41
    Nao sei como e que existem pessoas que nao tem vergonha de tirar fotografias nuas e meterem no facebook ! Neste momento estou sozinha a tirar umas teias de aranha que tenho aqui no teto tirei a blusa mas estou com uma saia de ganga e um soutien por respeito as aranhas e tambem a casa pode entrar alguem! !
  • Manuel Silva
    11 ago, 2016 Pombal 17:29
    Bingo, apetece-me dizer isto e que o Abrunhosa sabe, mas só ele pois os que na prática dizem o mesmo para o senhor não tem rigor científico.
  • graciano
    11 ago, 2016 alemanha 16:46
    claro que e um grande negocio desde o politico ao incendiario todos lucram menos aqueles que sofrem na pele o flagelo do fogo e a natureza e esse perfil do incendiario nao passa de mais uma estupidez
  • Malho Modesto
    11 ago, 2016 Portugal 16:46
    ..., acompanhamento ou INTERNAMENTO ?! à solta e a fazerem disparates é que não faz sentido ! pior que isto, é a atitude social que algumas instituições pregam ! por fim, quem aproveita da sua inimputabilidade ?!
  • Malho Modesto
    11 ago, 2016 Portugal 16:44
    ..., acompanhamento ou INTERNAMENTO ?! à solta e a fazerem disparates é que não faz sentido ! pior que isto, é a atitude social que algumas instituições pregam ! por fim, quem aproveita da sua inimputabilidade ?!
  • Vombeiro
    11 ago, 2016 Calheta 16:29
    Perfil do incendiário..., é só rir, só rir! Deixem-me ver, aposto que um incendiário tem só uma orelha de um lado!Haverá "milhentas" razões para cometerem esse tipo de crime (acham eles), mas um só perfil não creio que exista|
  • 11 ago, 2016 VILA NOVA GAIA 15:48
    SERÁ QUE OS INCÊNDIOS NÃO SÃO UM NEGÓCIO?~ APAGAR INCÊNDIOS NÃO SERÁ UM DOS GRANDES NEGÓCIOS DESTE PAÍS? O ZÉ POVINHO, COMO EU, SABERÁ QUEM GANHA COM (MEIOS AEREOS; MATERIAL PARA COMBATE A ENCÊNDIOS; VIATURAS E OUTROS; OUTROS E OUTROS)????? É NEGÓCIO E POLITICO ????? ACORDEM PORTUGUESES, PORQUE EU ATÉ TENHO VERGONHA DE SER PORTUGUÊS DE AGORA.

Destaques V+