Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Situação ficou difícil” na Madeira. 250 pessoas retiradas de casa e de hospital

09 ago, 2016 - 07:24

Activado o Plano Municipal de Emergência.Oito bombeiros foram hospitalizados. Funchal está coberto de fumo e, durante a madrugada, terão sido destruídas seis casas.

A+ / A-
Incêndio no Funchal. Mais de 200 pessoas retiradas de casa e de hospital
Incêndio no Funchal. Mais de 200 pessoas retiradas de casa e de hospital

Agravou-se, durante o início da manhã, o incêndio que eclodiu na segunda-feira na Madeira. “O vento alterou-se. Tínhamos duas zonas controladas e a situação ficou difícil”, refere a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal.

“O fogo ultrapassou as nossas capacidades e a situação climatérica não ajuda”, uma vez que mantém o vento, as temperaturas elevadas e o tempo seco, acrescenta a governante, também responsável pela Protecção Civil na Madeira.

Durante a madrugada, foi necessário retirar 200 pessoas de casa e evacuar um hospital – o Hospital dos Marmeleiros, na freguesia do Monte.

Rubina Leal explica que a decisão de transferir os doentes para “outras unidades de saúde” se deveu ao facto de se tratar de pessoa com mais fragilidade respiratória.

O Funchal está coberto de fumo e o fogo aproxima-se da cidade, devido à mudança na direcção do vento

Ao início da manhã, foi activado o Plano Municipal de Emergência e o Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) lançou um apelo aos enfermeiros para que se dirijam directamente ao Hospital Central do Funchal, ao invés do hospital dos Marmeleiros, evacuado.

O Serviço pede também aos utentes com consulta externa marcada para esta terça-feira que não se desloquem à unidade de saúde do Funchal, evitando deste modo o congestionamento da estrutura.

"As instituições estão a trabalhar em conjunto para manter a operacionalidade de todos os meios no terreno, na protecção de pessoas e bens", informa a Câmara.

Quanto a casas destruídas pelo fogo, as últimas indicações são de seis, mas a secretária regional ainda não confirmou qualquer número, “porque os meios estão no terreno e estamos empenhados em apoiar a população desalojada e controlar o fogo”. Confirma, contudo, vários danos materiais.

Rubina Leal adianta que estão no terreno todos os meios e oito corporações de bombeiros.

O combate às chamas levou oito bombeiros ao hospital, por inalação de fumo, e estuda-se a possibilidade de evacuar um lar de idosos (o de Santa Isabel).

Madeira sob aviso laranja

O arquipélago da Madeira está sob aviso laranja, enquanto oito distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, devido ao tempo quente.

O aviso na Madeira vigora até às 19h00. O laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro, emitido no caso de situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O IPMA emitiu ainda um aviso amarelo de vento forte, com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora, nos extremos oeste e leste da Madeira.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Braga, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Lisboa, Setúbal e Santarém, devido ao tempo quente, até às 22h00. Determina "risco para determinadas actividades".

O IPMA prevê para a Madeira, esta terça-feira, tempo quente com períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens médias e altas, vento moderado a forte de nordeste com rajadas até 75 quilómetros por hora soprando forte a muito forte com rajadas até 95 quilómetros por hora nas zonas montanhosas e pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas deverão oscilar entre os 28 e os 35 graus no Funchal.


[Notícia actualizada às 8h50]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • beatriz
    09 ago, 2016 algarve 10:07
    Concordo com o comentário do Mario ! Infelizmente outros interesses !!!!!!!!!!! que tristeza. ver o nosso PAÍS a arder todos os anos e vêm aqueles que já deveriam ter feito algo dizer o mesmo que se diz há décadas : temos que apostar na prevenção. Mas que prevenção??????? Nada de limpeza das matas e mesmo ao pé das casas é só mato ninguém limpa nada, depois é estas situações que se gastam fortunas em meios aéreos , os bombeiros exaustos e as nossas matas devastadas. Uma tristeza.
  • Miguel
    09 ago, 2016 Lisboa 08:35
    Há décadas que o problema existe e há décadas que o poder político assobia para o lado. Com o dinheiro que se gasta anualmente em alugueres de helicópteros e aviões já podíamos ter um frota nossa e bem grande. Mais um ponto em que somos demasiado permissivos e resignados. O benfica campeão enche o Marquês, mas para protegermos o que é nosso limitamo-nos a dizer: é a vida. Triste sina, triste fado.

Destaques V+