Tempo
|
A+ / A-

IMI. Hoje, "taxam o sol". Amanhã, será "o oxigénio que respiramos"

01 ago, 2016 - 14:38 • Hugo Monteiro

A Associação Nacional de Proprietários considera as novas regras "um absurdo". Na mesma linha reagem os agentes imobiliários.

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP) acusa o Governo de estar a querer taxar o sol na busca de receitas fiscais. António Frias Marques reage deste modo às alterações introduzidas no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), cujo cálculo passa a ter em conta factores como a exposição solar e a vista.

"Era inevitável que estes crânios que provocam estas alterações, viessem também a tributar o sol de que nós dispomos", queixa-se, prosseguindo: "Portugal é um país com sol, 365 dias por ano, e, portanto, eles puseram-se a magicar e verificaram que era mesmo daí que iam conseguir aumentar a receita fiscal."

"Todas as casas em Portugal têm exposição solar, porque somos um país meridional e sol é uma coisa que abunda. Era fatal que isto acontecesse. A fase seguinte, tudo indica, vai ser taxar o oxigénio que a gente respira", desabafa o presidente da ANP.

Frias Marques considera aceitável que "uma casa possa pagar um pouco mais de IMI se tiver o metropolitano à porta, ou o autocarro, escolas, enfim", mas contar com a exposição solar "é completamente absurdo".

O que é uma boa vista?

O presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, considera que mexer, nesta altura, no IMI é "contraproducente" e dá sinais negativos aos investidores.

"É sempre negativo quando se lançam estas medidas, principalmente para quem quer investir. Parece que está a dar-se um sinal de que se quer penalizar essas pessoas, quando, hoje em dia, a recuperação do imobiliário está a ajudar à recuperação da economia", diz o presidente da APEMIP à Renascença.

Luís Lima chama ainda a atenção para aspectos pouco claros da nova legislação: "Não sei como é que essas peritagens vão ser feitas, como vai ser avaliada a vista. O que é considerado melhor vista? É vista mar? Há pessoas que não gostam de vista mar, se calhar, até dão menos valor pelo edifício se estiver perto do mar. É um bocado complicado."

O dirigente da APEMIP admite que o incumprimento possa vir a aumentar: "Não temos dados oficiais, e é pena. Eu acho que o incumprimento do IMI é muito grande, proque as pessoas não terem capacidade para pagar. Quando o imposto começa a ter níveis de incumprimento muito grandes, para mim, já não é imposto, é um confisco."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • conde
    07 mar, 2017 algures 10:31
    só ha um nome para isso "chulagem"
  • loolll
    20 out, 2016 lx 10:20
    Que sonho de País, paga porque tem casa, paga mais porque gasta pouca luz, paga mais pq tem sol, paga mais pq vê qq coisa da janela, paga mais pq tem muita casas, paga mais pq a casa tá velha, paga mais pq tem piscina, paga mais pq vivemos num País de lambões que não querem fazer nada senão sacar.. ladroes
  • ze
    01 out, 2016 porto 00:02
    portas e janela tem Imposto_ e u gato tbem
  • Otário cá da quinta
    19 ago, 2016 Coimbra 16:54
    FLOR: Na verdade somos todos uns OTÁRIOS (ignorantes !). Claro que o Sol já está a ser taxado, mas leva em cima mais uma percentagem, não é verdade? Olhe, tenho um vizinho que diz quando a gasolina sobe 1 ou 2 cêntimos, que não se nota, é coisa pouca, mas o inteligente esquece-se que tem de pagar esses 2 cêntimos , mais aquilo que já paga. Apetecia-me chamar-lhe burro, mas por educação, fico calado. ANTÓNIO: O Sol deveria de ser de todos nós, tal como a água e o ar, mas... na verdade já se paga o Sol, a Água e espere que também há-de pagar o Vento! Não sei quantos somos neste país, mas se andarmos pelos 10 milhões, pode crer que 9 milhões andam a trabalhar e a pagar para que 1 milhão ande a gozar á nossa custa e a rir-se de nós. RICARDO: Dou-lhe os meus parabéns pelo que diz. E também digo - para futebol há sempre dinheiro, nem que os filhos e mais família não tenham pão para comer. Por outro lado, faz-me lembrar aquela ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOS ( mas de grandes reformas) que só foi criada quando as ALTAS REFORMAS COMEÇARAM A COMER NA PELE, porque enquanto eram só os pequenos a serem SUGADOS, nem PIO desta MALTA! Oiiiiiiiiiiçãoooooo meus caros: Toda esta CELEUMA não vem do ZÉ PAGANTE, porque este, COME E CALA, é BORRADITO, não tem dinheiro para mandar tocar um cego. Toda esta barulheira é feita pelos privilegiados, que vivem em PALÁCIOS bem localizados. É como com o IMI, se não tocasse em quem está para tocar, estavam bem CALADINHOS.
  • Eurico Fernandes
    04 ago, 2016 Valongo 08:58
    Um absurdo se assim for, porque uma casa correctamente exposta ao sol poupa na energia necessária para aquecê-la.
  • Zelio
    03 ago, 2016 Viseu 23:04
    Ainda dizem que o sol quando nasce é para todos! Talvez seja, mas vai ser mais caro para alguns. Neste momento um proprietário com baixos rendimentos que tem uma casa soalheira, vista airosa, não paga IMI, como vai ser se ultrapassar um determinado valor?
  • Flor
    03 ago, 2016 Faro 19:19
    Este tipo de notícias só dá a conhecer a ignorância que grassa neste país. O governo não inventou nada de novo. Se forem ver o código do imi verificam que o "sol" já está a ser taxado desde 2004. A única coisa que muda é a taxa que tinha um maximo de 5% e agora passa para 20%. Este é um dos fatores qur compõe a fórmula que serve para avaliar o valor patrimonial do imóvel. Vai ter pouco impacto. Tanto alarido por quase nada 😮...interesse em lançar confusão onde ela não existe....muitos carneirinhos que falam do que não sabem....
  • Carlos Dias
    03 ago, 2016 Almada 19:08
    Isto foi tipo PSD/CDS o " desgoverno " do Farsolas de outrora . Foi tipo barro contra a parede a ver se pegava !! Não pegou. Bora lá engendrar outro imposto . É assim, funciona assim.
  • Pescador
    03 ago, 2016 Porto 18:38
    Bem isto saído da GERINGONÇA que não ia aumentar impostos, dá vontade de rir ou de chorar..... cambada de chulos.....
  • Ricardo
    03 ago, 2016 London 15:13
    Paguem e vao po Facebook chorar...'E so o k voces fazem. Se fosse alguma coisa relacionada com o futebol, voces enchiam as ruas em protestos, mas como 'e o governo a vos enrabar (mais), voces pagam e choram no FB. Tristes. O povo portugues 'e tao otario.

Destaques V+