Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja debate liturgia como "fonte da misericórdia”

25 jul, 2016 - 14:13 • Ana Lisboa

Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica decorre até sexta-feira, em Fátima.

A+ / A-

O Santuário de Fátima acolhe o Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica. O evento, que começa esta segunda-feira, tem como tema “Liturgia: cume e fonte da misericórdia”.

O Secretariado Nacional da Liturgia promove até sexta-feira este 42º encontro nacional que vai reflectir sobre a misericórdia.

Numa mensagem publicada online, o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade. D. José Cordeiro, desafia à presença de todos quantos querem “cada vez mais aprofundar a sua participação activa, consciente e frutuosa” na vida da Igreja Católica, a começar pela eucaristia. “Sobretudo aqueles que sentem este desejo de experimentar a alegria da oração, da liturgia, como fonte de espiritualidade, como escola de fé”, sublinha o bispo de Bragança-Miranda.

Inserido no Ano Jubilar da Misericórdia que a Igreja Católica está a viver em todo o mundo, este encontro sobre liturgia vai contar com vários especialistas desta área.

Um deles é o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, que vai abordar “A misericórdia na celebração da eucaristia”.

Outra participação é a do padre Manuel Morujão, da Companhia de Jesus, que vai falar sobre “A celebração da penitência, abraço da misericórdia”.

A música vai ter lugar de destaque neste encontro, enquanto “porta” para a vivência da fé e da liturgia. Assim, está previsto “um concerto espiritual dedicado inteiramente à temática da misericórdia”, afirma o padre António Cartageno, director do Serviço Nacional de Música Sacra.

Outro serviço representado é o Serviço Nacional de Acólitos, fundamental para o apoio à liturgia e, em particular, à eucaristia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+