Tempo
|
A+ / A-

Pokémon Go. A realidade está a chocar de frente com o virtual

20 jul, 2016 - 17:16

Conheça 11 episódios em que os caçadores destas criaturas não conseguiram apenas mais uma captura. Histórias bizarras do novo fenómeno mundial que já tem 30 milhões de jogadores.

A+ / A-

Veja também:


OK, há o coleccionismo, há pessoas a fazer novos amigos e há ainda a vantagem de pôr os que não faziam exercício a andar vários quilómetros por dia. Mas há também os momentos em que a realidade aumentada, o segredo do jogo, bate de cabeça na realidade real.

O Pokemón Go é um fenómeno à escala mundial. Em poucos dias, o jogo atraiu 30 milhões de jogadores em todo o mundo, fez a Nintendo ultrapassar a Sony na cotação bolsista, mas também está a gerar uma quantidade de situações em que a realidade está a tramar os fãs. E muito. Damos 11 exemplos.

1. Atraídos para assalto armado

Um grupo de quatro adolescentes armados, no Missouri, Estados Unidos decidiu atacar jogadores e roubá-los enquanto jogavam. Para atrair os jogadores, usaram a geolocalização e sinalizaram a existência de um Pokémon no local onde seriam assaltados.

2. Atropelada a atravessar autoestrada

Uma adolescente norte-americana de 15 anos foi atropelada ao atravessar uma autoestrada para apanhar um Pokémon. A jovem e a sua mãe culpam o jogo pelo acidente, já que “os miúdos não atravessam autoestradas por razão nenhuma”. Garantem, que se não fosse pela aplicação, a jovem estaria em casa.

3. Vaporeon e o caos no Central Park

O caos instalou-se no Central Park, em Nova Iorque, quando um Pokémon raro, o Vaporeon, apareceu numa zona do parque junto à estrada.

Várias pessoas saíram dos carros ou atravessaram rapidamente a rua para poderem apanhar o boneco.


4. Perdeu a namorada por caçar monstros perto da "ex"

A namorada do norte-americano Evan Scribner descobriu através do serviço de GPS do Pokémon Go que vários dos monstros capturados pelo namorado foram apanhados perto da casa da ex-namorada.

Em entrevista ao "New York Post", Scribner contou que as informações de cada Pokémon capturado incluem o local onde ele foi descoberto.

“Quando não consegui responder satisfatoriamente ao que estava a fazer lá, ela simplesmente foi embora e não entrou em contacto comigo desde então”, disse.

5. Descobriu cadáver no rio

No Wyoming, Estados Unidos, a adolescente Shayla Wiggins explorava uma zona de rio em busca de Pokémons aquáticos e acabou por encontrar um cadáver. Mais tarde, as autoridades declararam o afogamento como causa de morte mais provável.

6. Eles andam aí e estão em todo o lado

Das centenas de imagens já carregadas por fóruns e redes sociais, os utilizadores já se cruzaram com Pokémons em todo o tipo de sítios estranhos: casas de banho públicas, cemitérios, clubes de strip, "sex shops", frigideiras, sanitas...

7. Caíram de um penhasco

Dois jogadores em San Diego, nos Estados Unidos, caíram de um penhasco de cerca de 25 metros numa praia na cidade. Sofreram apenas leves lesões.

8. Até num parto pode haver Pokémons

O norte-americano Jonathan Theriot estava a acompanhar o parto da esposa quando o telemóvel começou a vibrar, avisando que havia um Pokémon por perto.

Theriot entrou no jogo e apareceu um Pidgey na cama da mulher. Jonathan não esperou e rapidamente capturou o Pokémon, enquanto o seu filho nascia.

9. A árvore foi uma realidade diminuída

Um motorista de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, teve um acidente de carro quase fatal.

O motorista encontrava-se na cidade de Auburn, próxima de Syracuse, em Nova Iorque e, por estar tão concentrado a apanhar Pokémons, saiu com o carro para fora da estrada e foi embater numa árvore.

10. Bateu num carro da polícia

Um condutor que jogava Pokémon Go ao volante bateu num carro de patrulha das autoridades policiais. A Polícia de Baltimore, nos EUA, divulgou um vídeo que regista o momento. As imagens foram captadas por uma câmara colocada no ombro de um polícia, procedimento habitual nos EUA.

Não houve ferimentos a registar.


11. Na Bósnia eles andam nas minas

A ONG bósnia Posavina bez mina publicou um alerta no Facebook: os jogadores de Pokémon no país estão a caçar em zonas de minas e correm perigo de vida.

“Recebemos informações de que alguns jogadores entraram em áreas de risco em busca de Pokémons. Os cidadãos não o devem fazer e devem respeitar as zonas devidamente demarcadas e que assinalam o perigo de minas”, disse a organização não governamental.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Valente
    30 ago, 2016 Ericeira 16:37
    Depois de ver os comentários, fico com a impressão que foram todos escritos por adultos que não jogam pokemon por vergonha do que a sociedade pode dizer. assumam que gostam de se divertir. Sou adulto, trabalho diariamente como todos os portugueses que tem emprego, nunca chego atrasado, católico praticante, coralista em dois coros amadores, e participante do concerto participativo. Não tenho empregada, sou eu que limpo, cozinho passo e arrumo a casa. E SIM jogo POKEMON, não entendo tantos comentários depreciativos.
  • rosalina lino lopes
    25 ago, 2016 alcantarilha 12:04
    O facebook e o futuro
  • Fields
    31 jul, 2016 Lx 14:36
    Sem dúvida uma ideia genial e altamente rentável, estupidificante ou não, pelo menos põe o pessoal a fazer exercício, põe os OCS a esfregar as mãos de contentes pela oportunidade de cobrir os acidentes que a app está a provocar, põe PSP a formar agentes especialistas em pokémons, põe os psicólogos, psiquiatras e outros (i)letrados a estudar o assunto. Para animar a festa só falta o daesh juntar-se à brincadeira. Até que apareça outra novidade há que rentabilizar esta.
  • Miguel Botelho
    29 jul, 2016 Lisboa 12:58
    Parabéns, Eduardo Rocha, pelas palavras. Para quando uma sociedade de gente inteligente e saudável?
  • Miguel Botelho
    28 jul, 2016 Lisboa 09:46
    Não haja dúvida que o melhor é mesmo promover a cultura da morte, através de um jogo que ensina a matar.
  • Eduardo Rocha
    27 jul, 2016 Lisboa 21:40
    Quão fácil é estupidificar a populaça! É um espectáculo deprimente ver adultos perderem o sentido do ridículo e a noção da realidade por causa de um jogo para crianças com menos de 12 anos! Em suma: a degradação do ser humano rumo a uma sub-humanidade cada vez mais degradante parece não ter fim à vista!
  • Eduardo Rocha
    27 jul, 2016 Lisboa 21:20
    O jogo não é inofensivo. Além de ser estupidificante e alienante, contribui para fomentar e agravar a síndrome de Peter Pan (síndrome do homem que nunca cresce). E uma sociedade com adultos cada vez mais infantilizados, idiotizados e alheados da realidade é o caminho perfeito... para a ruína total!
  • Paulo
    22 jul, 2016 Vila Real 09:54
    conclusão.. Os Norte Americanos são mais parvos que parvos....
  • LS
    21 jul, 2016 Lisbon 23:33
    Apesar de nao jogar este e qualquer outro jogo penso que nao se devem tirar conclusoes absurdas ... em 30 milhoes podem se ecnontrar todo o tipo de pessoas e personalidades ...
  • Zé Povinho
    21 jul, 2016 Lisboa 23:28
    Ontem, enquanto eu lanchava numa loja de conveniência numa bomba de gasolina, encontrava-se também um casal com um filho que teria uns 10 anos. O pai relatava que o filho lhe tinha gritado de repente, para parar o carro. O pai assustou-se com o grito do filho e travou a fundo mas em segundos se apercebeu que era por causa do jogo Pokémon e não chegou a imobilizar a viatura na estrada mas, poderia ter provocado um acidente! Aproveitei para relatar algumas notícias fatais por causa deste jogo e os pais ficaram assustados e preocupados em como controlar a febre em que o filho se viciou. Vem aí muitos problemas para as autoridades e para as escolas em salas de aula!

Destaques V+