Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa ataca Schäuble, que tinha em Maria Luís a “boa aluna” e agora quer sanções a Portugal

12 jul, 2016 - 17:10

Para o ministro das Finanças da Alemanha, as sanções não são um castigo, mas antes um incentivo.

A+ / A-

O primeiro-ministro português fez esta terça-feira duras críticas à ala dura do Eurogrupo, incluindo o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble. O conselho de ministros das Finanças da União Europeia decidiu esta terça-feira que Portugal e Espanha vão ser alvo de sanções por não terem adoptado "medidas eficazes" para corrigirem os défices excessivos.

O primeiro-ministro deposita esperanças na Comissão Europeia, que tem agora 20 dias para propor o montante das multas, que podem ir até 0,2% da riqueza produzida em Portugal.

“Tenho a convicção que se a Europa ouvisse mais o presidente [da Comissão, Jean-Claude] Juncker e ouvisse menos alguns membros do Eurogrupo certamente teríamos uma melhor Europa e uma Europa onde a economia estaria mais forte e onde todos os agentes económicos teriam mais confiança no futuro da Europa”, disse.

António Costa atacou o ministro das Finanças alemão, a quem acusa de não contribuir para a credibilidade da Europa.

“A verdadeira avaliação que foi feita do esforço de Portugal ao longo dos últimos anos foi aquilo que sempre ouvimos a Comissão Europeia, o FMI dizer, o insuspeitíssimo ministro alemão das Finanças dizer, que até apresentava sempre a sua colega portuguesa como um modelo de boa aluna e de empenho no cumprimento das metas. Vemo-lo agora a propor Portugal ser castigado porque o anterior Governo não tomou as medidas necessárias para ter um resultado efectivo, há que perceber que não credibiliza o funcionamento da Europa, descredibiliza bastante o senhor Schäuble e não reforça a confiança dos cidadãos no funcionamento da Zona Euro.”

O primeiro-ministro diz que "nada justifica" a aplicação de sanções a Portugal, por ausência de medidas eficazes para corrigir o seu défice. Costa diz que Portugal vai responder nos próximos dez dias, formalmente, à decisão do Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) de aplicar sanções ao país, alegando que são "injustificadas" e "altamente contraproducentes".

Schäuble: Não é castigo, mas incentivo

O ministro das Finanças alemão afirmou esta terça-feira que o objectivo das sanções a Portugal e Espanha não tem como objectivo “castigar” os países, mas sim “incentivá-los” a actuar.

“Naturalmente tivemos um debate entre os ministros sobre se é inteligente tomar esta decisão no contexto do referendo britânico, mas eu e outros dissemos que era muito importante que as regras europeias se apliquem” porque tal envia a mensagem de que o quadro regulamentar europeu funciona e é implementado, sublinhou Wolfgang Schäuble em conferência de imprensa, após reunião do Ecofin.

As regras, disse, incluem “flexibilidade suficiente” e o objectivo da decisão desta terça-feira, que estabelece um prazo de 10 dias para que Portugal e Espanha apresentem os seus argumentos e outro de 20 dias para que a Comissão Europeia recomende ao conselho da UE uma sanção económica e a suspensão “total ou parcial” dos fundos estruturais, não pretende “castigar” os dois países.

“Deseja-se incentivar e evitar incentivos erróneos para que os países atuem e façam o que têm de fazer”, segundo estipulam as regras e as recomendações do Conselho da UE para os países em procedimento por défice excessivo, disse.

“Acredito que hoje se tomou a decisão adequada”, disse Schäuble, que considerou que “o melhor incentivo” para Portugal e Espanha é precisamente conseguir que não se suspendam os compromissos dos fundos estruturais e de investimentos europeus a partir de 1 de Janeiro de 2017.

O titular alemão da pasta das Finanças revelou que os ministros transmitiram aos seus homólogos português, Mário Centeno, e espanhol, Luis de Guindos, que se “aplicarem rapidamente medidas eficazes para encaminhar o desvio do défice já este ano, então será possível levantar a suspensão dos fundos europeus a partir de 2017”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hugo Matias
    18 jul, 2016 Lisboa 15:55
    Para o Vítor Araújo: o escarcéu é este quando o desvio foi de 2 décimas, aliás, por causa da solução atamancada e mal amanhada encontrada para o Banif pelo governo de Costa, uma vez que organismos insuspeitos já disseram e redisseram que o défice teria ficado em 2,8 nao fosse a tal ideia preregrina de injeçao atolambada, a que, curiosamente, BE e PCP deram o aval. Este ano a caixa vai pelo mesmo. Imagine-se se Costa tivesse que enfrentar um défice de quase 11% como o de 2011 e o tivesse que reduzir para 3%. Ou se, como o próprio advogava nos idos de 2014, nos marimbássemos para o cumprimento do défice. Como não sonhava sequer chegar a PM (nessa altura ele ainda se enxergava) estava-se nas tintas. Agora então, que já tem que prestar contas, já quer culpar os outros pelo desvio de 0,2. Haja pachorra para aturar esta gente.
  • Schauble
    13 jul, 2016 lx 13:21
    Figura sinistra!...e declarações que nada têm para serem eficazes! Bem pelo contrario!...
  • Orabem!
    13 jul, 2016 dequalquerlado 11:17
    Oh António de lisboa, deixa de ser hipócrita! "É feio dizer que a culpa é sempre dos outros. Na politica também é preciso dignidade, assumir responsabilidades e não ser demagogo." Queres melhor exemplo disto que o passos coelho e toda a sua trupe? Oh homem vê lá se tens mais um bocadinho de senso. O povo português fartou-se de fazer sacrifícios, se calhar não passou foi por ti. Com uma austeridade muito severa, imposta por um governo que não se fartava de baixar as calças, que nunca teve uma critica para fazer ao bando da comisão europeia. Foi sempre um exemplo de idiota obediente, nem que isto significasse que o seu povo passasse a viver sem direitos e sem dignidade…. mas agora o que se vê é que todo o esforço e sacrifícios, como a dignidade que nos tem sido retirada não nos valeu de nada, o que se conclui agora é que este bando sem escrúpulos não consegue ter nem uma pontinha de respeito por quem sofreu na pele os dissabores das politicas selvagens que eles impuseram, mas como não bastasse ainda querem sugar mais aos pobres..Deixa de ser lambe cus e vê lá se tens mais respeito pelas pessoas do teu país....
  • Diamantino vieira
    13 jul, 2016 Coimbra 10:43
    Medidas eficazes para quê? Reduzir o deficit de 2015? Impossível. Para reduzir o deficit de 2016? Mas não são as previsões da UE que apontam para um défice já abaixo dos 3%, portanto dentro dos limites estabelecidos? E a Alemanha? Não estará ela a desrespeitar os compromissos assumidos? Não deveria ser obrigada a reduzir o seu superavit, comprando mais ao exterior, nomeadamente aos países em deficit?
  • luis
    13 jul, 2016 coimbra 07:10
    se a ideia é incentivar Portugal a abandonar a desunião europeia que nao passa de uma ditadura onde os mais fortes impoe suas vontades aos mais fracos estão a fazer um trabalho brilhante
  • Fernando
    13 jul, 2016 Coimbra 00:33
    Este sr. Wolfgang Schäuble é um ditador, nazista, fascista, tudo o que de pior a classe política tem na UE. Esta punição só acontece porque o Governo Português é de esquerda, pois caso o nosso (des)governo continuasse a ser da laia deles, ou seja de direita, não iríamos ter penalizações e todas as medidas tomadas por essa corja de LADRÕES seriam tomadas como de "medidas eficazes". Que comece a haver um pouco de vergonha e só peço um pouco de vergonha, na classe política Portuguesa.
  • francisco
    12 jul, 2016 23:32
    a europa neste momento só existe no mapa , porque os politicos , e essas comições europeias , não teêm condições para resolver os problemas dos própios paises , como , é que podem vir resolver o problema dos outros paises, porque muitos deputados europeus não sabem quem são os governos, só estão ligados á polica de direita, assim não temos europa para futuro ??????????????
  • Tomás Sintra
    12 jul, 2016 Sesimbra 23:32
    O nazismo está de volta. Os alemães vão partir os dentes como em 1945.
  • Vitor Araujo
    12 jul, 2016 Lisboa 23:24
    Ve-se aqui comentários de meter dó. Santa estupidez. Dizer que este governo fica feliz com sanções é duma idiotice absoluta e inacreditável. Nem politica nem economicamente ganha nada com isso. Diz um que aqui escreveu, que Costa assim já tem justificação pra subir impostos. Que burrice! Não ganha nada com isso politicamente. Já o Coelhinho... Esse sim (aliás os votos para nos castigar vieram todos do grupo PP da europa que , como sabemos é o grupo que engloba o psd e o cds português). O coelhinho ja comecou a sacudir a agua do capote e como muita boa gente é estupidinha, esquece-se que as sanções refletem o descontrolo das contas de 2015, ano em o coelhinho/portas governavam este país.
  • carlos tavares
    12 jul, 2016 Massamá 23:12
    se é com sanções que nos castigam, como é que nos roubando tanto dinheiro isto vai para a frente? Ao cabo disto tudo é um negócio de milhões que nos vêm cá sacar à descarada. Se isto é U E. prefiro ser como Reino Unido

Destaques V+