Tempo
|
A+ / A-

Vitória “faz bem à alma portuguesa”, diz patriarca

11 jul, 2016 - 21:47

D. Manuel Clemente ficou sensibilizado com o testemunho de fé de Fernando Santos e realçou a importância simbólica do futebol, sem esquecer também as vitórias do atletismo de domingo.

A+ / A-

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, saudou esta segunda-feira a vitória de Portugal no Euro 2016, que “deixa-nos todos vitoriosos, porque naquela selecção íamos nós todos”.

O cardeal diz que ficou impressionado com o esforço quase “sobre-humano” dos atletas, mas não deixou de salientar também a equipa técnica. “Depois uma grande admiração também pela equipa técnica que os acompanhou, em especial pelo treinador, que com a sua serenidade, consistência pessoal e também psicológica, em grande parte fez esta selecção”.

Na conferência de imprensa de domingo à noite, depois do jogo, Fernando Santos leu uma carta que tinha escrito há várias semanas, depois do jogo contra a Áustria, que terminou empatado a zero. Nessa carta o treinador fez uma emocionante proclamação de fé, terminando com o apelo a que tudo o que fez seja “para glória de Jesus Cristo”.

Foi um acto que tocou D. Manuel. “Ele já estava certo do resultado e essa certeza vem muito de dentro e passou para a equipa e levou a muito bom resultado, com muita dignidade, com muita cortesia, sem nenhuma sobreposição a ninguém. Foi muito bonito, as suas declarações, de uma grande educação que cai muito bem neste mundo desportivo”, diz, “sobretudo porque é dito tão naturalmente, nada daquilo soa a forçado, exprime uma vivência própria dele. Bate certo e é incontestável. Faz-nos bem.”

O patriarca, que é também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, salientou ainda a importância simbólica do futebol hoje em dia. “É um bocadinho como os torneios, em que em vez de se confrontarem países inteiros escolhiam os seus cavaleiros. Hoje não tem esse sentido bélico, mas tem esse sentido de representação, naquelas pessoas vai um povo inteiro, é uma maneira de escoar sentimentos que vêm ao de cima, exactamente aqueles que fazem de nós um povo”, concluindo que “tudo isto faz-nos bem à alma portuguesa.”

Por fim, D. Manuel Clemente não deixou de “saudar e gabar as recentes vitórias portuguesas no atletismo”, em referência às medalhas de ouro e de bronze ganhas no campeonato europeu de atletismo, em Amesterdão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Roberto Moreno
    12 jul, 2016 Lisboa 13:38
    A indirefença faz mal à alma portuguesa. - Dois mil anos depois da vinda de Jesus Cristo, o governo, os intelectuais e a igreja da CPLP, com destaque à portuguesa, continuam a ignorar e "boicotar" a Fundação Geolíngua e o seu inovador projeto de ENDOECONOMIA (ver no Google esta palavra) - Porque será?! - Alguém conhece algum jornalista, a sério, para poder entrevistar os que conhecem este tema e o que está a se passar com a Fundação Geolíngua? - Até o momento, somente o Papa não sabe. – Entretanto, vou entregar uma carta à embaixada do Vaticano, em Lisboa, e solicitar ao Papa para que interfira, junto aos padres, bispos e cardeais, para que se faça um relatório sobre o Projeto da Fundação Geolíngua, com destaque à Endoeconomia. - Vou orar, e muito, para que o Papa sensibilize (ou ordene) ao bispo de Beja, António Vitalino e ao Cardeal D. Manuel Clemente, que não fiquem indiferentes ao que lhes esta a ser apresentado (durante anos e anos) por Roberto Moreno, presidente da Fundação Geolíngua e que continua a ser ignorado. - Vou orar para que algum jornalista, a sério, leia este comentário.
  • Joao Magalhaes
    11 jul, 2016 Lisboa 23:47
    Loool, faz bem à alma, isso na prática quer dizer que é a mesma coisa, as dividas continuam lá, o desemprego também, pobreza , fome, etc. mas pelo menos a alma está em grande forma.
  • Carlos Fonseca
    11 jul, 2016 Lisboa 23:13
    Se o Futebol Português faz bem à alma do nosso povo, a Igreja Católica Portuguesa, sob o comando de Clemente, faz bem aos colégios privados. Ou a diferença entre a grandeza e a pequenez; ou ainda como a justiça social é um princípio +etico enorme e a usura um pecado imenso.
  • Miguel Botelho
    11 jul, 2016 Lisboa 22:32
    Beatifiquem os novos comendadores e rezem muitas mais avés marias pelo triunfo português em Paris. Foi a glória da virgem santa que fez Eder marcar o nosso golo.

Destaques V+