Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ir ao cinema ver a bola. Filmes sobre futebol em festival no Porto

08 jul, 2016 - 09:55

As galerias Lumière, no Porto, abrem as portas ao primeiro festival de cinema e futebol do país. Esta sexta-feira e 9 de Julho, a partir das 21h00.

A+ / A-

Gerar interesse pela cultura futebolística é o grande objectivo da primeira edição do Cine Futebol Clube. Arquitectado por cinco jornalistas ligados à área do desporto e do cinema, o festival liga as duas artes num só evento, que dura dois dias - esta sexta-feira e sábado.

“É interessante perceber se há ou não público para este tipo de eventos, sabendo que em Portugal há uma grande paixão pelo futebol. Interessa perceber se essa paixão vai além daquilo que é a vertente clubística e do ‘jogo ao domingo’”, esclarece Ivo Costa, um dos organizadores.

A organização assume que o festival é modesto, “feito de forma amadora”, com filmes, documentários e curtas-metragens, seguidos de debates. Nenhum filme é português "porque, em Portugal, ainda há uma muito escassa produção de qualidade de coisas deste género e essa é outra realidade para a qual também queríamos alertar", diz Ivo Costa.

"Em Portugal, as histórias existem, a qualidade dos intervenientes também existe e eu acredito que há pessoas que podem realizar e ter boas ideias em torno disto. Falta é colocar em prática", reforça o jornalista da Sport TV.

Ivo Costa aponta o exemplo do filme “Pelada”, a exibir esta sexta-feira, que conta a história de um casal norte-americano que decidiu viajar pelo mundo com uma bola de futebol. A película serviu como veículo para conhecer a realidade de 25 países, 25 culturas, 25 formas de olhar o futebol. Esta é uma das metas do Cine Futebol Clube: dar a conhecer as diferenças do futebol.

No segundo dia do festival, o apelo ao sonho e a revolta dos “mais pequenos” são os temas que predominam.

“The mouse that scored” é um dos documentários a ver. O realizador acompanhou todo o apuramento da selecção do Lichtenstein para um campeonato da Europa, conhecendo o quotidiano dos jogadores, amadores, que se movem por amor à camisola, com a consciência de que serão poucos os jogos dos quais vão sair vitoriosos. “O lado dos que não ganham, mas que não desistem.”, explicita o jornalista.

Segundo Ivo Costa, a ideia é proporcionar ao público contacto "com filmes que normalmente não fazem o circuito tradicional comercial".

O Cine Futebol Clube surge propositadamente no auge do Euro 2016. “Optámos por fazer o festival nesta altura, precisamente para absorver essa onda informativa criada em torno da selecção".

Ivo Costa acredita que o festival pode ajudar, até, a combater alguma saturação: "Se as pessoas querem desligar um pouco deste mundo do futebol em que se abordam diariamente as mesmas coisas, da mesma forma, em todos os canais de informação, o festival oferece outra forma de olhar o futebol, outras visões”.

O Cine Futebol Clube tem entrada gratuita e começa às 21h00 desta sexta-feira e também de amanhã, sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+