Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa. Novo avião é “passo de gigante” para Portugal

04 jul, 2016 - 23:28

Primeiro-ministro elogia parceria com Brasil que permitiu construir aeronave.

A+ / A-

A participação na construção de um avião da construtora brasileira Embraer “é um passo de gigante” para Portugal, afirma o primeiro-ministro.

“É com muito orgulho que vejo ali a bandeira de Portugal. É para nós um passo de gigante na qualificação do país relativamente a um novo segmento industrial de futuro que é a aeronáutica”, disse António Costa na apresentação do avião KC-390, esta segunda-feira, em Alverca.

O governante elogiou a parceria entre Portugal e Brasil que permitiu a construção de uma aeronave da construtora brasileira Embraer com participação da engenharia portuguesa.

"Gostamos muito de falar que somos países irmãos. Mas fazemos poucas coisas em que sejamos efectivamente irmãos (...) e este KC-390 é um excelente exemplo de uma realidade efectivamente fruto da parceria entre Portugal e Brasil", vincou.

Presentes na sessão estavam também os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Defesa, Azeredo Lopes, e eram também vários os convidados da área da defesa, aviação, inovação ou ensino superior.

António Costa, numa breve intervenção de menos de cinco minutos, enalteceu a ligação entre "Estado, indústria, academia", sublinhando por diversas vezes a importância da parceria com o Brasil neste projecto.

Por seu lado, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, falou da capacidade de criar emprego da empresa que lidera, antes de um pequeno percalço ter sucedido - o som foi abaixo e fortes rajadas de vento deitaram abaixo um painel que estava no palco, sem atingir o responsável da empresa.

"Monotonia não temos. Ainda bem que faltou a luz e tive de ir para a frente", disse, em tom descontraído, pois sem microfone a funcionar Jackson Schneider deu alguns passos em frente e falou para a plateia sem apoio sonoro.

Depois, deu-se a verdadeira apresentação do avião, e o primeiro-ministro, restantes membros do Governo e outros convidados foram ao interior da aeronave.

Esta foi a primeira apresentação do KC-390, que a Embraer vai levar ao festival aéreo de Farnborough, em Inglaterra, a decorrer de 11 a 17 de Julho.

O KC-930 é uma aeronave adaptada ao transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.

Portugal está envolvido no projecto através do Centro de Excelência para a Inovação e Indústria (desenvolvimento e testes) e das unidades da Embraer no país: a OGMA, em Alverca, onde hoje foi apresentado o avião, e as fábricas de Évora (construção de componentes).

O primeiro KC-930 da fase de produção em série está previsto ser entregue à Força Aérea Brasileira no início de 2018.

Tal como outros 30 países, Portugal assinou uma carta de intenção de compra do KC-390, de até seis aeronaves.

Em Abril, numa visita às fábricas da Embraer em Évora, o ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse que o Estado mantém o interesse na compra destes aviões, para substituírem os actuais Hércules C-130 da Força Aérea, que têm uma vida útil até 10 anos.

Na altura, Azeredo Lopes admitiu que a decisão "vai ter de ser tomada mais tarde ou mais cedo".

KC-390. O maior projecto de aeronáutica com dedo português
KC-390. O maior projecto de aeronáutica com dedo português
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ze
    05 jul, 2016 lisboa 19:30
    Já no ar " escuto onde está o comando de levantamento do trem de aterragem" "torre deve estar para ai algures" " escuto não vejo isso em lado nenhum" " torre pá alguém ai ao fundo sabe onde está o comando para levantar o trem de aterragem" " piloto estes gajos estãoa goz..." "torre c nisso pá" " escuto estamos a ver a serra de Monchique isto é cá uma maquina pá"

Destaques V+