Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espaço

"Juno" convida Júpiter para dançar

04 jul, 2016 - 22:52

​Nave da NASA entra na órbita do planeta para conhecer origens do sistema solar.

A+ / A-

A nave espacial da NASA "Juno" tem de esquivar-se de detritos e de radiação extrema para tentar orbitar Júpiter, uma missão de alto risco com o objectivo de perceber as origens do sistema solar.

A nave espacial deverá chegar nas próximas horas às proximidades do maior planeta do nosso sistema solar, cinco anos depois de este observatório, não tripulado, movido a energia solar, ter descolado.

"Estamos a aproximar-nos de Júpiter a uma grande velocidade", afirmou Scott Bolton, principal investigador do Instituto de Investigação em San Antonio, no Texas.

Bolton admitiu sentir-se "nervoso e assustado" em relação ao destino da nave, que está a viajar a uma velocidade de mais de 130.000 milhas por hora (209.200 quilómetros por hora) em direcção ao que é chamado "o rei do nosso sistema solar".

Uma das maiores preocupações da equipa responsável por Juno é a sua sobrevivência ao ser exposta aos níveis de radiação.

Heidi Becker, investigadora sobre os efeitos da radiação no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, explicou que electrões que estão a mover-se à velocidade da luz "podem atravessar uma nave espacial e separar os átomos dentro dos dispositivos electrónicos e podem fritar o cérebro de um humano se não se fizer algo sobre isso".

A investigadora descreveu que, com essa preocupação em mente, foi criada uma espessa camada de titânio que protege os dispositivos, que protege os componentes electrónicos e baixa a dose de radiação.

Becker relatou a aproximação que a nave terá de realizar e descreveu-a como "viajar para a parte mais assustadora do lugar mais assustador, o ambiente radioactivo de Júpiter, onde nunca estiveram pessoas".

Juno tem também de evitar detritos enquanto estiver a passar por um dos cinturões de poeiras e de meteoritos que rodeiam o planeta.

"Se ela [a nave] é atingida, seja por um pedaço grande de poeira ou por um pedaço pequeno, isto pode causar danos muito graves", afirmou Bolton.

Se não conseguir entrar em órbita, Juno pode passar por Júpiter e deixá-lo para trás, acabando assim uma missão de 15 anos a cerca de 540 milhões de milhas (869 milhões de quilómetros) da Terra.

Segundo a NASA, a inserção em órbita desta nave espacial deve estar completa dia 5 de Julho.

"Temos feito tudo que é humanamente possível para tornar esta missão num sucesso", declarou o director de ciência planetária da NASA, Jim Green.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+