Tempo
|
A+ / A-

​Vaticano pede quatro condenações e uma absolvição no caso “Vatileaks II”

04 jul, 2016 - 21:16

Três funcionários do Vaticano e dois jornalistas no banco dos réus por “divulgação ilícita de notícias e documentos reservados" da Santa Sé.

A+ / A-

Os procuradores do Vaticano pedem entre um a quatro anos de prisão para quatro arguidos suspeitos de uma fuga de informação de documentos reservados da Santa Sé, num caso conhecido como “Vatileaks II”.

A sentença mais pesada proposta, de três anos e nove meses, é para Francesca Chaouqui, uma relações públicas que trabalhou na extinta comissão para a reforma financeira do Vaticano.

O Ministério Público pede penas de três anos e um mês para o padre espanhol Angel Lucio Vallejo Balda, que também integrava a comissão, e um ano e nove meses para o seu assistente Nicola Maio.

Os três arguidos são acusados de associação criminosa e conspiração para divulgar documentos privados.

Os procuradores defendem ainda um ano de pena suspensa para o jornalista Gianluigi Nuzzi, que escreveu um livro baseado na fuga de informação em que relatava a resistência no interior da Santa Sé às reformas que o Papa pretendia implementar.

Em relação a Emiliano Fittipaldi, outro jornalista arguido no mesmo processo, o Ministério Público pediu que fossem retiradas as acusações por falta de provas.

O julgamento do caso “Vatileaks II” teve início em Novembro do ano passado. A leitura da sentença deverá acontecer na quarta ou quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+