29 jun, 2016 - 18:49
A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque acusa o actual responsável pela pasta, Mário Centeno, de não acertar nas contas.
Questionada pelos jornalistas sobre as declarações do ministro alemão Wolfgang Schäuble, que admitiu um novo resgate a Portugal, a deputada do PSD não comentou e atacou Mário Centeno.
“Eu quando era ministra das Finanças tinha obrigação de comentar esse tipo de declarações. Sugiro que peçam ao actual ministro das Finanças que comente as declarações. Ele não tem estado muito feliz em acertar contas ou em fazer previsões, mas tenho esperança que na reacção possa estar bem”, afirmou Maria Luís Albuquerque.
O ministro alemão das Finanças defendeu esta quarta-feira que Portugal deve pedir um novo programa de resgate.
Minutos depois, na mesma conferência de imprensa em Berlim, Wolfgang Schäuble voltou atrás e declarou que o Governo português pode não precisar de voltar a pedir ajuda desde que cumpra as regras e os compromissos com a União Europeia, nomeadamente as metas do défice orçamental.
O Governo português já reagiu. O Ministério das Finanças garante que não está a ser considerado qualquer novo resgate, acrescentando que o Governo está empenhado em cumprir as metas orçamentais.