Tempo
|
A+ / A-

Quatro bombistas suicidas atacam aldeia cristã no Líbano

27 jun, 2016 - 14:54

Para além dos próprios terroristas, morreram cinco pessoas no ataque à aldeia de Qaa. Após a primeira explosão os habitantes reagiram, o último bombista fez-se explodir quando civis dispararam sobre ele.

A+ / A-

Quatro bombistas suicidas fizeram-se explodir, matando outras cinco pessoas, numa aldeia cristã na fronteira entre o Líbano e a Síria.

O primeiro terrorista fez-se explodir numa rua da aldeia de Qaa a meio da noite quando foi confrontado por um habitante local. Os dois seguintes detonaram os seus explosivos quando mais pessoas acorreram ao local da primeira explosão, fazendo mais vítimas, incluindo quatro soldados de uma patrulha que ficaram feridos.

Por fim, os cidadãos locais avistaram um quarto homem suspeito e foi mesmo o autarca local que disparou sobre ele, seguido de outros, levando-o a fazer-se explodir também.

A reacção dos habitantes parece ter sido chave para impedir que os atentados causassem mais mortos. Ao todo apenas cinco pessoas morreram e 19 ficaram feridas, para além dos próprios terroristas.

Os ataques não foram reivindicados, mas tudo indica tratar-se de uma acção do Estado Islâmico, cujos militantes têm sido encorajados a aumentar os ataques contra “não crentes” na altura do Ramadão.

O Líbano faz fronteira com a Síria, país que está mergulhado numa guerra civil de cinco anos, e tem sido constante o medo de que o conflito, que tem contornos sectários, se espalhe para aquele pequeno Estado onde as relações entre comunidades e religiões são já tensas. Contudo, fora alguns incidentes desta natureza, o pior tem sido evitado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+