Tempo
|
A+ / A-

Francisco diz que os cristãos devem pedir perdão se ofenderam homossexuais

26 jun, 2016 - 22:30 • Aura Miguel , em Roma

No voo de regresso da Arménia, o Papa insistiu no acolhimento aos homossexuais, mas condenou manifestações. E voltou a falar do Brexit, lamentando que haja guerra e divisão na Europa.

A+ / A-
Francisco diz que os cristãos devem pedir perdão se ofenderam homossexuais
Francisco diz que os cristãos devem pedir perdão se ofenderam homossexuais

O Papa Francisco diz que os cristãos devem pedir perdão por ofensas que tenham feito a homossexuais, mas também a crianças exploradas e a mulheres abusadas. No voo de regresso da Arménia, o Papa foi questionado por uma jornalista norte-americana sobre as declarações do cardeal Reinhard Marx que recentemente disse que a Igreja devia pedir desculpa aos homossexuais.

Na resposta, o Papa recordou mais uma vez o que diz o Catecismo da Igreja Católica, insistiu no acolhimento dos homossexuais e acrescentou que a Igreja é santa, mas os cristãos devem pedir perdão por todas as ofensas que façam.

“Repito o que diz o Catecismo da Igreja Católica: não devem ser discriminados, mas respeitados e acompanhados pastoralmente. Pode-se condenar, não por motivos teológicos, mas por comportamentos políticos ou certas manifestações demasiado ofensivas para os outros. Mas isto não tem a ver com o problema. O problema é quando uma pessoa com essa condição, tem boa vontade e busca Deus... quem somos nós para julgar? Devemos acompanhar bem o Catecismo, porque é muito claro, o Catecismo. Creio que a Igreja, não só deve pedir desculpa a uma pessoa gay a quem tenha ofendido, como também deve pedir desculpa aos pobres, às mulheres abusadas, às crianças exploradas pelo trabalho e por ter abençoado tantas armas... Quando digo Igreja, falo dos cristãos porque a Igreja é santa, os pecadores somos nós. E devemos pedir desculpa, e não só: devemos pedir perdão, que é uma palavra tão esquecida”, afirmou Francisco, que falou de mais de uma dezena de temas na conversa com os jornalistas no regresso da Arménia.

“Guerra” na Europa?

Um dos temas a que voltou foi o referendo no Reino Unido sobre a participação na União Europeia, do qual já tinha falado brevemente no vôo de Roma para Yerevan. Agora, Francisco foi mais longe e falou mesmo em guerra na Europa.

“Já há guerra na Europa, já persiste no ar a divisão e não só na Europa, mas dentro dos próprios países, basta pensar na Catalunha e, no ano passado, a Escócia. Não digo que estas divisões sejam perigosas, mas devemos estudá-las bem, antes de dar um passo a favor da divisão, falar bem uns com os outros e procurar soluções viáveis”, afirmou o Papa, acrescentando: “Não sei, nem estudei os motivos que levaram o Reino Unido a tomar esta decisão, mas para mim, a unidade é sempre superior ao conflito. Claro que há diversos modos de unidade. E também a fraternidade é melhor que a inimizade e que as distâncias; as pontes são melhores do que os muros.”

No regresso da visita de três dias à Arménia, o Papa voltou a elogiar o povo daquele país, um povo “com carácter de pedra e ternura de mãe”. E explicou porque voltou a usar a palavra “genocídio” para falar do extermínio de milhão e meio de arménios no início do século XX.

“Após ter usado esta palavra, no ano passado em São Pedro, publicamente, teria soado estranho não o ter feito agora na Arménia. Mas com isso, quis sublinhar uma outra coisa: neste genocídio [arménio], tal como nos outros dois [nazi e soviético], as grandes potências internacionais, olhavam para o lado... Foi esta a minha acusação. Nunca usei a palavra 'genocídio' com espírito ofensivo; usei-a objectivamente”, explicou o Papa.

Elogios a Bento XVI e críticas aos media

Outro assunto que acaba por ser recorrente nestas conversas a bordo do avião é a relação com o Papa emérito Bento XVI. Francisco anunciou que vai celebrar com Bento XVI os seus 65 anos de ordenação sacerdotal. E mais uma vez não poupou nos elogios ao seu antecessor.

“Para mim, o Papa emérito é como um avô sábio, é o homem que toma conta de mim e me ampara, na rectaguarda, com a oração. Ouvi dizer, mas não sei se é verdade, ou se é só mexericos, que alguns foram lamentar-se a ele deste novo Papa, mas ele mandou-os embora, à boa maneira bávara: educadamente, mandou-os embora! Se não é verdade, está bem visto, porque este homem é mesmo assim: é um homem de palavra e profundamente recto”, afirmou o actual Papa, que também aproveitou para deixar umas queixas sobre os jornalistas.

Francisco comentou ainda as notícias de uma eventual abertura da Igreja Católica à existência de mulheres diaconisas. “Fiquei um bocado zangado com os média”, disse Francisco.

Num encontro com a União Internacional de Superioras Gerais (UISG) no Vaticano, o Papa tinha dito que se podia voltar a estudar essa figura que existiu na igreja primitiva. Mas vários meios de comunicação noticiaram o assunto como uma admissão da ordenação de mulheres como diaconisas.

A Renascença na Arménia com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Azedo
    28 jun, 2016 cascais 10:48
    Sinceramente....o que o Papa disse não é nada de mais...... temos que pedir Perdão quando ofendemos seja quem for incluindo os Gays
  • Jp
    27 jun, 2016 Porto 16:18
    Mas, afinal o que é que vos assusta!!! O medo da mudança ou o medo do desconhecido...Não temos que ser a favor ou contra...Não temos nada a ver com as escolhas dos outros...Temos é que saber respeitar o outro.
  • Graxa!...
    27 jun, 2016 lisboa 04:39
    Graxa!... Tudo serve...
  • Carlos
    27 jun, 2016 Antunes 01:07
    A homosexualidade não se pega nem se impõe a esses "jovens pouco seguros". Quem é homosexual já nasce assim, não se torna com as vicissitudes da vida. E nós homosexuais temos que aguentar o exibicionismo dos heterosexuais em silêncio? Não podemos também nós abraçar e beijar o/a nosso/a parceiro/a??? Tem por acaso você mais direitos que eu???
  • Joao Incredulo
    27 jun, 2016 Lx 01:01
    Depois admiram-se quando alguém entre numa discoteca para matar homossexuais. Pedir desculpa em nome de quem e porquê? Em primeiro lugar, que história é esta de que "homossexuais" definirem um grupo de pessoas como se tivessem todos as mesmas as características é surrealista. Eu gosto de pezinhos de mulher e já me chamaram tarado pelo que exijo que sejam dadas desculpas a todos os homens que gostam de pezinhos de mulher.
  • Nuno
    27 jun, 2016 Guarda 00:39
    Beata Ana Catarina Emmerich: "Vi muitas abominações com grande detalhe; vi a Igreja oprimida e reconheci Roma e a sua decadência interior e exterior". "Formou-se um corpo, uma comunidade fora do Corpo de Jesus que é a Igreja: uma falsa Igreja sem Redentor, na qual o mistério é não ter mistério." "Eles construíam uma grande igreja, estranha e extravagante; todo o mundo tinha que entrar nela para unir-se e possuir os mesmos direitos; evangélicos, católicos, seitas de todo o tipo: o que devia ser uma verdadeira comunhão dos profanos onde não haveria mais que um pastor e um rebanho. Tinha que haver também um Papa mas que não possuísse nada e fosse um assalariado. Tudo estava preparado de ante-mão e muitas coisas estavam já realizadas: mas, no lugar do altar, não havia mais que desolação e abominação." "Vi quase todos os Bispos do mundo, pelo que julgo, mas apenas um pequeno número estava são". "Vi que, quarenta ou cinquenta anos, se não me engano, antes do ano 2000, Lúcifer deveria sair do abismo durante um período de tempo."
  • João
    27 jun, 2016 Évora 00:31
    Ora, entao pelo que diz o apóstolo Paulo em Romanos 1:26-28, deveria pedir perdão a Deus... Ou será que tambem Deus deve pedir perdão por ter inspirado o apóstolo a ecrever a sua vontade. Ah, e ja agora, o versículo 32 é feito a medida do lider da igreja...
  • Nuno
    27 jun, 2016 Portugal 00:29
    São Francisco de Assis: Na época dessa tribulação, um homem não canonicamente eleito será elevado ao Pontificado, que, com sua astúcia, empenhar-se-á em levar muitos ao erro e à morte. Então escândalos se multiplicarão, nossa Ordem se dividirá, e muitas outras serão totalmente destruídas, porque aprovarão o erro ao invés de combatê-lo. Haverá uma tal diversidade de opiniões e cismas entre as pessoas, os religiosos e o clero, que, se aqueles dias não fossem abreviados, segundo as palavras do Evangelho, até os eleitos seriam levados ao erro, se não fossem guiados, em meio a tão grande confusão, pela imensa misericórdia de Deus. Então nossa Regra e nosso modo de vida serão violentamente combatidos por alguns, e provas terríveis virão contra nós. Os que permanecerem fiéis receberão a coroa da vida; mas ai dos que, confiando somente em sua Ordem, caírem em mornidão, pois não serão capazes de suportar as tentações permitidas como teste para os eleitos..." (Works of the Seraphic Father St. Francis of Assisi)
  • nem 8 nem 80
    26 jun, 2016 Santarém 23:24
    E o que deverão os homossexuais pedir por exibicionismo e divulgação do homossexualismo como parecendo querer impor as suas ideias perante a sociedade e sobretudo a uma juventude ainda pouco segura quanto à realidade da vida?
  • Ze Fala Barato
    26 jun, 2016 Braga 23:16
    O papa Francisco não segue caminho nenhum ,pelo contrario vagueia a sorte para aqui e para ali.Os cristão naõ precisam de papas que abondonam o cargo nem papas que procuram agradar aos jornalistas e quer ser popular.Que os santos permitam que o proximo seja mesmo um papa a serio.....

Destaques V+