Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“The Sun” toma partido pelo “brexit”

14 jun, 2016 - 00:36

Decisão editorial do diário de maior tiragem surge no dia em que uma das sondagens dá vantagem de sete pontos percentuais à saída da União Europeia.

A+ / A-

A dez dias do referendo pela permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia, o jornal diário com maior tiragem toma partido. O diário tablóide “The Sun” enche a primeira página desta terça-feira com um apelo ao voto pela saída da União Europeia.

Na manchete lê-se “Acreditem na Grã-Bretanha", mas com um trocadilho na palavra "Believe", que aparece escrita "BeLeave" ("leave" significa "partir").

No editorial, a direcção do diário escreve que está na hora de os britânicos se livrarem da “ditadura de Bruxelas”. Após 43 anos de permanência, a União Europeia tem-se revelado “gananciosa, gastadora e incompetente”, argumenta-se.

O apoio do “The Sun” é mais um obstáculo para os adeptos da permanência, incluindo tanto o Governo como o principal partido da oposição, e surge no mesmo dia em que uma sondagem dá conta de um avanço de sete pontos percentuais para o “brexit”, ou seja, a saída da União Europeia.

Entre os eleitores sondados pelo YouGov, 46% querem abandonar a União Europeia enquanto apenas 39% desejam permanecer, com os restantes indecisos. Uma outra sondagem divulgada na segunda-feira pelo “Telegraph” dá uma vantagem mais curta para o “brexit”, com 49% a optar pela saída e 48% a querer permanecer.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    14 jun, 2016 Cacém 06:28
    É como o Carlos A S Silva, USA, o problema é mesmo a Escócia. E é um problema bem grande! A guerra dos 100 anos já foi há muito, muito tempo.....O problema é que as situações e alianças Escócia-Inglaterra, Catalunha-Espanha ou Ucrânia-Rússia são muito, muito semelhantes. A única coisa que se vê é a Direita a repetir a propaganda dos Islâmicos Sunitas e a Esquerda a repetir instruções dos "maduros". Era já altura de perceber de que o "mundo real" não acaba e começa, na "rua em que vivemos". E que devemos Lutar por tudo aquilo que Herdamos e Recebemos dos nossos antepassados. É por tudo aquilo que Temos, que milhões fogem para a Europa! Milhões de pessoas! E em que a Propaganda Antieuropeia pretende apenas que tenhamos Vergonha de Nós Próprios, apenas para nos DESTRUIR!
  • José Ribeiro Lopes
    14 jun, 2016 Ourém 03:14
    Os Ingleses não estão para sustentar chulos / diga-se políticos corruptos /.
  • Carlos A.S.Silva
    14 jun, 2016 Hawthorne,NJ - USA 01:12
    ... e viva a democracia. Todos temem pela europa nao pela Inglaterra ! Estes darao a volta por cima apesar de abrirem a porta para a independencia a Escocia. Bonito neh ?

Destaques V+