Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo entra quatro vezes por dia em sua casa

09 jun, 2016 - 07:22 • Dina Soares

​O Presidente da República abriu 388 noticiários em três meses. E falou pouco de temas polémicos, com excepção dos contratos de associação.

A+ / A-
Marcelo entra quatro vezes por dia em sua casa
Marcelo entra quatro vezes por dia em sua casa

Veja também:


O sistema financeiro português dominou as preocupações do Presidente da República nos primeiros três meses de mandato, com 12,6% das intervenções dedicadas aos bancos, revela um estudo divulgado esta quinta-feira.

A análise, feita pelo Barómetro de Notícias do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, revela que Marcelo Rebelo de Sousa foi notícia de abertura 388 vezes, uma média de 4,5 notícias por dia.

A lista dos cinco temas mais abordados por Marcelo é liderado pela tomada de posse, inclui também o relacionamento institucional com os outros órgãos de soberania e os contratos de associação entre o Estado e os colégios privados. Fecha com a viagem a Moçambique.

No fim da tabela aparecem os temas mais fracturantes. A jornada de trabalho de 35 horas, que o Presidente acabou por promulgar, o Serviço Nacional de Saúde e a proibição da participação de menores nas corridas de touros foram assuntos referidos uma ou duas vezes.

De Procriação Medicamente Assistida, o Presidente falou uma única vez. A gestação de substituição, vetada esta quarta-feira, também mereceu de Marcelo uma única referência. Declarações mais pessoais sobre Marcelo, o homem e o político, abriram noticiários oito vezes.

Homenagens a mortos e referências a acidentes lideraram as notícias seis vezes. O futebol mereceu a atenção do chefe de Estado quatro vezes, a economia nacional apenas três.

Uma análise que leva Gustavo Cardoso, professor catedrático do ISCTE e coordenador do estudo, a concluir: "Marcelo está a fazer a continuidade com o que era antes da campanha eleitoral”. Veja a entrevista no vídeo desta página.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    10 jun, 2016 Portimão 19:33
    As pessoas não sabem o que querem ,nunca estão satisfeitas e quando não têm que dizer inventam Agora até se preocupam com as vezes que o Presidente vai a casa,se ri muito,já que o outro antes não ria nada.Preocupem-se em ajudar o país a ir em frente e deixem de se preocupar com ninharias.
  • Alberto
    09 jun, 2016 Funchal 13:31
    Quando vai ao Preço Certo?
  • VICTOR MARQUES
    09 jun, 2016 Matosinhos 11:40
    Marcelo está demasiado populista. Cuidado! Toda a medalha tem um reverso!...
  • Miguel Botelho
    09 jun, 2016 Lisboa 09:04
    Marcelo não tem capacidade para desempenhar o papel de presidente da República. Antes dele, tivemos «a múmia», típico exemplo do presidente que não faz nada e se arrasta nos seus aposentos, a assinar decretos. Agora, temos o presidente «Speedy Gonzalez», a assinar decretos, a dizer que os assina para a televisão, a entrar e a sair 4 vezes em casa; a dar entrevistas e a taça de Portugal; a mergulhar no Tejo e a sorrir para a fotografia. Nem 8, nem 80. Dêem-nos um presidente calmo e tranquilo. Por favor, arranjem-nos um novo presidente.
  • Zé Pagante
    09 jun, 2016 Lisboa 08:54
    "Uma análise que leva Gustavo Cardoso, professor catedrático do ISCTE..." Um professor catedrático ganha entre 4.291,77 e 4.969,42 euros. Considerando que muitos que contribuem para lhes pagar o ordenado ganharão entre 600 a 800euros era bom que empregassem melhor o tempo. http://www.snesup.pt/htmls/_dlds/Vencimentos_2015.pdf
  • Jorge Reis
    09 jun, 2016 Lisboa 08:38
    E depois? Qual o interesse e utilidade disto?
  • Pedro
    09 jun, 2016 Bencatel 08:29
    Quase tantas como a duração das telenovelas, será que faz parte do elenco de alguma delas?
  • Daniel
    09 jun, 2016 braga 07:48
    Chama-se a isto "jornalismo de encher chouriços"...e refiro-me a penas ao título, que o resto, também pouco interesse tem... agora, pergunto, se saber quantas vezes ele vai a casa, não interessa, o próximo passo será dizer, a média diária de vezes que usa a casa-de-banho.... é só isso que falta...

Destaques V+