Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal prepara-se para receber refugiados da Turquia

03 jun, 2016 - 10:59

País já recebeu 335 pessoas, sobretudo de nacionalidade síria, mas também da Eritreia. O comissário europeu para as Migrações diz que há 55 milhões de potenciais refugiados em todo o mundo.

A+ / A-

Veja também:


Portugal prepara-se para acolher, este mês, mais de numa centena de refugiados, alguns dos quais vindos, pela primeira vez, de campos da Turquia.

“Está prevista a chegada de mais 111 refugiados da Grécia, mas estes são números que evoluem, consoante os pedidos que nos chegam da Grécia ou da Itália. Também vamos começar a receber os primeiros refugiados sírios reinstalados a partir da Turquia”, anunciou esta semana a ministra da Administração Interna.

Constança Urbano de Sousa falava à chegada de um outro grupo de pessoas ao aeroporto de Lisboa, vindas da Grécia e, na sua maioria, de nacionalidade síria.

“Portugal já recebeu 335 pessoas, sobretudo de nacionalidade síria, mas também da Eritreia, que são os que vêm de Itália”, explicou a ministra.

Constança Urbano de Sousa garantiu, na altura, que a maioria dos problemas logísticos está resolvida e que o apoio financeiro prometido por Bruxelas também já foi entregue.

“Essa verba já chegou, já foram ultrapassados todos os constrangimentos que havia e as verbas estão a chegar às associações que integram e acolhem estes refugiados”, afirmou.

Comissão elogia Portugal

O comissário europeu responsável pelo programa de recolocação de refugiados, Dimitris Avramopoulos, admite, porém, que ainda há problemas por resolver e que os resultados estão aquém do desejável.

Elogia, contudo, o trabalho de países como Portugal. “Quero ser sincero: os resultados não são espectaculares. Direi que são fracos. Mas é um facto de que países como Portugal estão a mandar hoje um sinal aos restantes países europeus sobre o verdadeiro significado da solidariedade”, afirmou na visita que fez a Lisboa, no final de Maio.

Apesar das dificuldades, Avramopoulos garantiu: “Não vamos ficar por aqui. Neste momento, a Comissão está a trabalhar arduamente para adoptar novos mecanismos, novas políticas e novos esquemas, no campo da integração, por exemplo."

“Nunca devemos esquecer que estamos a falar de refugiados. Estas pessoas precisam de protecção internacional e é nosso dever moral e político recebê-las”, defendeu, lembrando que o problema é mundial e que, neste momento, “há 55 milhões de potenciais refugiados em todo o mundo”.

“A mobilidade humana vai definir o nosso século, devemos estar bem preparadas para acolher estas pessoas”, sublinhou.

“A Europa tornou-se muito atractiva para estas pessoas, mas a Europa baseia a sua existência em dois princípios: solidariedade e responsabilidade. E isto é o que todos devem adoptar, defender e implementar”, destacou ainda.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    07 jun, 2016 Custoias 12:47
    Já temos cá a escumalha romena, agora vamos ter gente que em vês de ficarem a lutar pelos seus países preferem fugir e outros aproveitam-se da situação para emigrar. A Síria está com sérios problemas em recrutar pessoas para lutarem contra o EI, fogem como os ratos e depois nos países de acolhimento, violam jovens e fazem frente às polícias, essa gente traz ideologias guerreiras e um religião que tem os cristãos como inimigos.
  • Pedro
    03 jun, 2016 Lx 19:23
    Estes politicos europeus sao uns ignorantes que estao alegremente a patrocinar o fim da europa e da civilizacao ocidental. Comprovadamente, mais de 90% desta gente nao e refugiada de nada, e mais nao sao do que emigrantes economicos sem qualquer respeito pelas leis e costumes de gente civilizada, que politicamente organizados estao simplesmente a invadir a europa. Os tansos dos portugueses, sao o riso do resto da europa. Mas nao admira nada se tivermos em conta o que se esta a passar em Lx com a Mouraria, o Martim Moniz a vergonhosa CML e o seu nao eleito presidente. O que mete mais do, e que nem sequer seria necessario a esta gentalha que desgraca um nacao centenaria ser intelegente, o tao-somente esperta. Pelo contrario, bastava nao serem cegos e meramente ver o que esta gente agora mascarada de refugiados fez em paris, londres, na Alemanha etc. :nao trabalham, nunca pagaram um centimo de impostos, vivem as custas do contribuinte, a procriar mais que coelhos e a construir mesquinas para assinalar o terreno conquistado. Precisamente como mandam os governos fascistas dos territorios de onde foram enviados. E triste assistar a auto-destruicao do ocidente.
  • ATENTO
    03 jun, 2016 LISBOA 15:18
    HÁ UNS ANOS ATRÁS A ESQUERDALHADA CARIMBAVA DE RACISTAS QUANDO ALGUÉM PREVIA QUE QUEM NOS ESTAVA A INVADIAR IRIA NO FUTURO CRIAR PROBLEMAS NO FUTURO!!! HOJE ESTÁ À VISTA DE TODOS, BATEM E MATAM POLÍCIAS, ESPALHAM O TERROR E A VIOLÊNCIA PELOS SUBURBIOS, E AINDA OS SUSTENTAMOS EM BAIRROS SOCIAIS, ETC. DEIXEM ESTES ASSENTAR ARRAIAIS E REPRODUZIREM-SE E TEMOS AQUI O ESPELHO DE BRUXELAS, FRANÇA ETC, QUE SÓ SE LEMBRAM E VÃO POR VELAS E OUTRAS FANTOCHAS QUANDO AS BOMBAS REBENTAM!!!!. ESTA ISLAMIZAÇÃO É UMA TRAIÇÃO À NOSSA CULTURA, É UMA TRAIÇÃO À NOSSA IDENTIDADE!!! PARACE IMPOSSÍVEL O POVO CONSENTIR ESTA TRAIÇÃO IMPAVIDO E SERENO!!!
  • Zé Tassa
    03 jun, 2016 Serra 14:54
    Sim, a turquia está em guerra nuclear e eles são refugiados. Politicos simpatizantes de terroristas e traficantes ilegais, quando a intenção é só alimentar os grandes capitalistas para baixar ordenados e aumentar lucros, porque pensam eles vêm pessoas trabalhar por menos que nós e todo o percurso para melhores condições de trabalho vai por água abaixo. Continuem...
  • zépovinho
    03 jun, 2016 lisboa 14:46
    continuem a fazer pouco da miséria que alastra em Portugal, tragam os refugiados todos, o povo português todo na merda, que emigre como outro mandou!!! traidores!!!
  • Venham todos!!!
    03 jun, 2016 lisboa 14:42
    Claro! Um País rico desta maneira tem capacidade para acolher o mundo inteiro!
  • 03 jun, 2016 LISBOA 14:32
    ISTO É GOZAR, ISTO É FAZER POUCO DE MILHARES DE CRIANÇAS PORTUGUESAS COM FOME, ISTO É GOZAR COM DOIS MILHÕES DE PORTUGUESES À BEIRA DA MISÉRIA EXTREMA, ISTO É GOZAR É FAZER POUCO DOS JOVENS PORTUGUESES OBRIGADOS A ABANDONAR A PÁTRIA!!! ISLAMIZAR A NOSSA PÁTRIA É UMA TRAIÇÃO Á NOSSA CULTURA, É UMA TRAIÇÃO À NOSSA IDENTIDADE!!1 ONDE ESTÁ O POVO QUE CONSENTE ESTA TRAIÇÃO??? TENHO NOJO DE PERTENCER A ESTE POVO QUE CONSENTE A DESTRUIÇÃO DA SUA PÁTRIA A MANDO DE TERCEIROS!!!
  • hundor
    03 jun, 2016 Olheu 14:31
    Noticia péssima. Não queremos imigrantes ilegais (que os "jornalistas" chamam refugiados) em Europa!

Destaques V+