Tempo
|
A+ / A-

Caso BPN.Ministério Público pede pena entre 13 e 16 anos para Oliveira e Costa

01 jun, 2016 - 16:57

Este julgamento começou há cinco anos e cinco meses, contabilizando-se já 401 dias de sessões. Foram ouvidas 170 pessoas diferentes.

A+ / A-

O Ministério Público pede 13 a 16 anos de prisão para José Oliveira e Costa, o principal arguido no julgamento do caso BPN, que começou em Dezembro de 2010.

O antigo Presidente do Banco Português de Negócios está a ser julgado pelos crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, infidelidade, aquisição ilícita de acções e fraude fiscal.

O procurador Jorge Malhado considerou que, para a acusação, ficou provado que José Oliveira Costa "foi o principal responsável pelo cometimento dos crimes que estão em julgamento", tendo pedido ao colectivo de juízes uma pena única pelos diversos crimes económicos em causa que se situe entre os 13 e os 16 anos de prisão.

Segundo Jorge Malhado, apesar de o grande responsável ter sido Oliveira Costa, "obviamente, não foi o único", pelo que pediu ao colectivo de juízes que condene outros 13 arguidos a penas de prisão.

Para Luís Caprichoso, ex-gestor do BPN, visto pelo Ministério Público como o "número dois do grupo", a pena sugerida foi de entre dez a 12 anos de prisão.

Já para José Vaz de Mascarenhas, ex-presidente do Banco Insular, a pena pedida foi de entre nove a dez anos de prisão.

Este julgamento começou há cinco anos e cinco meses, contabilizando-se já 401 dias de sessões, num total de 695 sessões de trabalho (divididas entre as manhãs e as tardes).

Foram ouvidas 170 pessoas diferentes, entre as quais 77 testemunhas de acusação, 79 testemunhas de defesa e 35 testemunhas abonatórias.

O julgamento deste processo-crime, o principal do caso Banco Português de Negócios (BPN), arrancou a 15 de Dezembro de 2010 e conta agora com 15 arguidos, depois da extinção das acusações contra a Labicer, após o tribunal de Aveiro ter declarado a empresa de cerâmica insolvente e ter decretado a sua liquidação.

Restantes arguidos

Quanto a Francisco Sanches, ex-gestor do BPN, a pena pedida foi de entre oito a nove anos de prisão.

Para Telmo Reis (fundador da Labicer), o Ministério Público pediu uma pena de entre sete a oito anos de prisão.

Ricardo Oliveira, empresário do ramo imobiliário, foi visado com um pedido de pena de prisão de cinco anos e seis meses.

Para José Monteverde, accionista e devedor do BPN, o procurador solicitou ao colectivo uma pena de prisão de três anos e seis meses, igual à pena sugerida para Rui Costa, da Labicer.

Luís Ferreira Alves, fundador da Labicer, foi alvo de um pedido de pena de prisão de três anos, igual à sugerida pelo Ministério Público para Filipe Baião Nascimento (advogado).

Isabel Cardoso, advogada que alegadamente criou e geriu "offshores" para o grupo, viu o Ministério Público avançar com um pedido de pena de prisão de dois anos e seis meses.

Para Leonel Mateus, ex-gestor da Plafin, sociedade que alegadamente criava "offshores" para o grupo, a pena pedida foi de dois anos, igual à pena pedida para Luís Almeida (Plafin Contas).

Também António Franco, antigo gestor do BPN, viu o procurador solicitar uma pena de prisão de dois anos.

Hernâni Silva Ferreira, que além de estar ligado à empresa de cerâmica Labicer também era o gerente da sociedade FO Imobiliária, era acusado do crime de burla qualificada, mas o procurador Jorge Malhado já tinha reconhecido a semana passada em tribunal que tal não foi possível provar, pelo que caiu a acusação.

[Notícia actualizada às 17h52]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jeremias
    14 set, 2016 Viseu 15:16
    Então e Duarte lima , dias loureiro e outros nada, lhes toca?
  • Zequinha
    01 jun, 2016 Apendurada 23:15
    13 anos . Deixem-me rir ... EU GARANTO que nem 13 dias ...
  • Luis
    01 jun, 2016 Lisboa 19:45
    Cá para mim, este é que vai pagar as favas todas. Houve muitos a encher-se à fartazana mas como são intocáveis vão passar pelos buracos da chuva. Este vai comer com uns anitos (poucos) para que a nossa inJustiça não fique muito mal na fotografia. Enfim, nada a que não se esteja habituado. Evoluição na continuidade.
  • Jorge Peres Romão
    01 jun, 2016 Moreanes 18:06
    Não acredito que vá algum para a prisão. O Sr Oliveira e Costa exige uma Reforma/Pensão de 158.000,00€ será que tem os 5?

Destaques V+