Tempo
|
A+ / A-

Duas demissões no Banco do Vaticano

25 mai, 2016 - 18:28

A sala de imprensa da Santa Sé considera perfeitamente normais as saídas de dois experientes administradores, dizendo que estas se devem a “opiniões e reflexões legítimas”.

A+ / A-

Demitiram-se esta quarta-feira dois membros da administração do Banco do Vaticano.

Os dois experientes banqueiros Clemens Börsig e Carlo Salvatori, respectivamente alemão e italiano, demitiram-se por discordarem sobre a forma de gerir a instituição.

A informação já foi confirmada pelo director da Sala de Imprensa do Vaticano, o Padre Federico Lombardi, que considerou apenas tratar-se uma situação normal. No comunicado publicado no site do Vaticano pode ler-se que a demissão se deveu a “reflexões e opiniões legítimas”.

Os dois homens faziam parte da administração nomeada em 2014, pelo Papa Francisco, para tornar transparentes as actividades do Instituto das Obras Religiosas, conhecido informalmente como Banco do Vaticano.

Há décadas que o IOR é uma fonte de dificuldades para a Santa Sé, tendo-se visto envolvido em diversos escândalos e suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro. As recentes mudanças na administração fazem parte de um esforço global, já iniciado por Bento XVI, no sentido de limpar a imagem e melhorar o funcionamento do banco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+