Tempo
|
A+ / A-

Parkinson. Portugal em projecto mundial para criar teste de detecção precoce

25 mai, 2016 - 08:30

O objectivo é dar mais qualidade de vida a quem vive com a doença, que é incapacitante e não tem cura.

A+ / A-

Seis países europeus estão envolvidos num projecto à escala mundial de estudo da doença de Parkinson para desenvolverem um teste de detecção precoce, reunindo-se esta terça-feira em Lisboa todos os membros do consórcio.

O trabalho, apoiado com fundos da União Europeia, tem a Faculdade de Motricidade Humana como um dos parceiros e pretende criar o primeiro teste de detecção precoce da doença de Parkinson, já que tal permitirá mais qualidade de vida aos doentes, como explicou à agência Lusa o coordenador do projecto em Portugal, José Alves Diniz.

Além de Portugal participam no projecto instituições ligadas à saúde e à tecnologia da Grécia, Bélgica, Alemanha, Suécia e Reino Unido, todos presentes nas reuniões de Lisboa (uma delas hoje), as primeiras depois de uma reunião na Grécia quando da constituição do consórcio, em Fevereiro passado.

São ao todo 11 organizações, desde universidades a centros de pesquisa e de tecnologia, que vão trabalhar quatro anos no i-Prognosis, para criar um diagnóstico precoce da doença mas também desenvolver intervenções que melhorem a qualidade de vida do doente.

José Alves Diniz, também presidente da Faculdade de Motricidade Humana, explicou à Lusa que os trabalhos estão em fase inicial mas que se pretende criar uma plataforma à qual as pessoas podem aderir através de uma aplicação de um telemóvel ou tablet, por exemplo.

A aplicação vai medir a forma como as pessoas usam o teclado e a voz (não o conteúdo das conversas mas o tom) e detectar alterações que possam indicar o início da doença. Em caso positivo (de possível detecção) as pessoas são aconselhadas a procurar um médico. O alvo são pessoas com mais de 55 anos mas o número de adesões ou a origem não tem limite, explicou o professor, explicando que o processo é todo automático e nunca está em causa a privacidade dos participantes.

"O diagnóstico da doença só se faz com alguns testes, que só têm capacidade de a detectar numa fase já muito avançada, e por isso fica limitada a capacidade intervenção para retardar os sintomas", disse o responsável, para quem o sucesso do trabalho, em termos de adesão, pode levar a que no futuro esses sintomas possam ser detectados precocemente. "É importante este contributo para o futuro", afirmou.

63 milhões afectados

A doença de Parkinson é progressiva e incapacitante e não tem cura. É causada pela perda de células cerebrais específicas e caracteriza-se por tremores e outros problemas motores, afectando 63 milhões de pessoas no mundo, sendo mais comum nos países ocidentais.

"Termos uma forma objectiva e mais fácil e capaz de detectar a doença mais precocemente será um avanço significativo relativamente a futuros doentes", disse José Alves Diniz, para quem o projecto de investigação permite também o aconselhamento das pessoas, quer em termos de alimentação ou actividade física, quer em termos de interacção com o médico.

"Uma vertente do projecto são também as recomendações que são criadas, no sentido por exemplo de retardar os sintomas mais graves", explicou.

Das organizações que participam, incluindo especialistas em Parkinson ou em envelhecimento, Portugal está representado pela Faculdade e pela empresa Plux, da área da investigação e tecnologia aliada à saúde.

A doença afecta pessoas que por norma têm mais de 55 anos e não tem cura nem forma de a reverter. Tem como alguns dos primeiros sintomas a prisão de ventre, perda de olfacto, distúrbios do sono e depressão e dor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+