Tempo
|
A+ / A-

Simplex 2016: 15 medidas que vão facilitar a sua vida

19 mai, 2016 - 14:54

Fazem parte de um pacote de 255 medidas de simplificação. Conheça algumas das medidas mais emblemáticas do Simplex 2016.

A+ / A-

O Governo apresentou esta quinta-feira o Simplex 2016. São 255 medidas de simplificação administrativa e legislativa e de modernização dos serviços públicos para serem aplicadas até Maio de 2017.

1. IRS automático

Em breve, não será necessário entregar a sua declaração de IRS, se for trabalhador dependente (categoria A), aposentado ou reformado (categoria H). A informação necessária é enviada directamente à Autoridade Tributária, sem prejuízo do direito de reclamar.

2. Nascer com médico de família

É a medida “Nascer Cidadão”. Será possível pedir o Cartão de Cidadão e ter médico de família logo no momento de nascimento num só balcão, em todas as unidades hospitalares. Esta medida articula-se com outras quatro iniciativas: notícia de nascimento digital; boletim de saúde infantil e juvenil “online”; boletim de vacinas electrónico.

3. Documentos sempre à mão

Os cidadãos vão poder enviar, receber, armazenar e gerir os seus documentos “online”.

4. Escola 360°

Poderá tratar de toda a vida escolar dos seus filhos num só local “online”: das matrículas, renovações e transferências à assiduidade e avaliação.

5. Pagamento de impostos directo

Os contribuintes vão poder pagar os seus impostos através de débito directo. Esta medida será ainda apoiada por uma aplicação para “smartphone” que permite receber avisos sobre as datas de pagamento.

6. Carta sobre rodas

Será possível tratar da emissão e revalidação da Carta de Condução (categorias A e B) só com o Cartão de Cidadão, sem sair de casa. O atestado médico será enviado directamente pelo médico ao IMT, a morada deixará de constar do título e a fotografia e a assinatura são imediatamente transmitidas. No final, receberá um SMS ou email a avisar que a carta vai chegar à morada que escolheu.

7. Imposto Único de Circulação de uma só vez

O Governo quer dispensar os contribuintes de apresentarem anualmente prova documental dos pressupostos das isenções de IUC sempre que as informações necessárias já constem das bases de dados do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes. É o caso dos táxis.

8. Voto em mobilidade

Alargamento e facilitação do exercício do direito de voto antecipado e em qualquer lugar.

9. Validade dos documentos

Por SMS ou email, será possível receber alertas sobre o final da validade de documentos.

10. Registo Criminal online

Será possível pedir certificados de registo criminal através de uma plataforma “online”, permitindo que entidades públicas e privadas tenham acesso a essa informação durante um período de tempo.

11. Alteração da morada uma só vez

Mediante consentimento, será possível a comunicação entre as diversas entidades públicas e, sempre que solicitado pelo cidadão, comunicar a morada declarada e confirmada a outras entidades (como fornecedores de água, luz, gás, comunicações e outros).

12. Espaço óbito

Estarão reunidos, num só lugar, vários serviços necessários após o falecimento de um familiar.

13. Declaração de remunerações para a Segurança Social interactiva

As empresas poderão, através do portal da Segurança Social, aceder e actualizar as informações relativas à declaração de remunerações dos seus trabalhadores.

14. Licenciamentos turísticos + Simples –

Será simplificado o licenciamento dos empreendimentos turísticos, incluindo os localizados fora dos perímetros urbanos. O objectivo é permitir uma abertura mais rápida dos estabelecimentos após conclusão da obra.

15. Título Único Ambiental

Vai poder entregar todos os elementos de uma só vez, pela internet: “um só processo, um só título, uma só taxa”, resume o Governo. Todos os 11 regimes jurídicos e respectivos procedimentos são integrados, georreferenciando as actividades económicas numa única base de dados compatível com a informação cartográfica oficial.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Cruz
    20 mai, 2016 Vila Nova de Gaia 15:34
    Não gosto deste governo liderado pelo A.C. acho que fez uma manobra pouco digna para arranjar "tacho", mas sinceramente que destas medidas gostei e apoio. Só tenho pena que o anterior governo em quem sempre votei não tivesse feito um esforço para as implementar...
  • anónimo
    19 mai, 2016 15:50
    Será que finalmente agora os mortos deixarão de constar nos cadernos eleitorais?... ou ainda não é desta?

Destaques V+