Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vigilantes marcam greve para a Noite dos Museus

18 mai, 2016 - 11:49

Iniciativa decorre no sábado, dia em que os museu estão abertos gratuitamente a partir das 17h30, com um programa de actividades próprio.

A+ / A-

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou esta quarta-feira que convocou uma greve às horas extra dos vigilantes e recepcionistas na Noite Europeia dos Museus, que decorre no sábado.

De acordo com um comunicado divulgado pela Federação, estes trabalhadores foram notificados para trabalhar nesse dia das 10:00 às 24:00, para além da sua jornada normal.

Esta quarta-feira, Dia Internacional dos Museus, os museus, palácios e monumentos da tutela da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) têm entrada livre e na Noite dos Museus, a 21 de Maio, estarão abertos gratuitamente a partir das 17h30, com um programa de actividades próprio.

De acordo com a FNSTFPS, a greve visa "exigir do Governo o fim da precariedade e o pagamento do trabalho extraordinário de forma condigna".

"Trabalham sábados, domingos e feriados e, agora, em nome dos festejos, estão a ser notificados para trabalhar das 10h00 às 24h00", acrescenta, no comunicado.

"A persistente falta de pessoal, que há anos denunciamos, tem agravado as condições de trabalho nos museus, palácios e sítios arqueológicos", justifica a federação. Na terça-feira, na primeira audição do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o governante anunciou ter chegado a um acordo com o apoio do Ministério das Finanças para que sejam prolongados os contratos dos "mais de cem funcionários dos museus" que estavam em risco de serem dispensados.

A Lusa contactou a Direção-Geral do Património Cultural sobre a greve convocada pela FNSTFPS e aguarda uma resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+