Tempo
|
A+ / A-

Olhar Europa

Política externa domina a semana europeia

16 mai, 2016 - 14:39 • Pedro Mesquita

Às segundas-feiras, olhamos para a agenda desta semana das instituições europeias.

A+ / A-
Olhar Europa (16/05/2016)

Semana marcada por uma reunião em Bruxelas dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Altas Chefias militares dos países-membros da NATO. Entre os principais pontos, o apoio ao novo Governo de transição na Líbia, bem como a actual situação na Síria.

Na sexta, atenções centradas em Sendai, no Japão, onde os responsáveis das Finanças e os presidentes dos bancos centrais das 7 maiores economias mundiais vão estar reunidos. Em debate a economia global e os mercados financeiros.

Entre quarta e sexta-feira uma missão de eurodeputados vai estar na Grécia a avaliar a implementação dos acordos entre a União Europeia e a Turquia por causa da crise dos refugiados. Importa perceber também qual a situação nas zonas de fronteira com a União Europeia e como estão a ser processados os pedidos de asilo.

Ainda a propósito desta crise de refugiados, elementos de uma Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu seguiu para o Líbano e Jordânia. A ideia passa por informar as autoridades locais dos apoios financeiros disponibilizados pela EU para que possam enfrentar o actual fluxo migratório.

Em Lisboa, entre hoje quarta-feira, está marcada no Parlamento uma reunião entre mais de cem eurodeputados e parlamentares da América Latina. Um encontro para preparar, sobretudo, a cimeira Euro-Lat que decorre em Setembro no Uruguai.

Na sexta-feira é Dia Europeu do Mar e realiza-se na Finlândia uma conferência sobre o tema.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+