Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Congresso da Federação pela Vida

Associações alarmadas com consequências da liberalização do aborto

14 mai, 2016 - 00:51 • Liliana Monteiro

“Em Portugal, na situação demográfica em estamos, por cada mil crianças que nascem há outras 200 que são abortadas por opção", afirma o vice-presidente da Associação de Famílias Numerosas.

A+ / A-

A liberalização do aborto abriu portas a que muitas mulheres interrompam a gravidez sem uma razão válida. A preocupação dominou o primeiro dia do congresso da Federação Portuguesa pela Vida, em Lisboa, dedicado ao tema "Os desafios da vida e dos tempos".

Foram várias as associações que deram o testemunho da ajuda que têm dado a muitas mulheres, mas houve tempo também para analisar dados oficiais da Direcção-Geral da Saúde que mostram a realidade do aborto em Portugal.

Os números são preocupantes e é a isto que a legalização do aborto está a abrir portas, afirmou o vice-presidente da Associação de Famílias Numerosas, Francisco Vilhena da Cunha.

“Em Portugal, na situação demográfica em estamos, por cada mil crianças que nascem há outras 200 que são abortadas por opção. Praticamente, 20 mil abortos são feitos por ano. Cerca de dois terços dos abortos, 70%, são realizados em instituições públicas, outros 30% são realizados em instituições privadas.”

Francisco Vilhena da Cunha diz que a idade das mães que mais optam pela prática do aborto está abaixo dos 20 anos.

“Há um aumento consistente dos abortos, face ao número de nascimentos nas mães com menos de 20 anos, e não falamos apenas de mães menores, temos aqui mães com 18, 19, 20 anos. O que nós vemos é que numa mãe que vive com o pai do seu bebé, felizmente, não é tão grande o número de gravidezes que terminam em aborto”, argumenta o vice-presidente da Associação de Famílias Numerosas.

Joana Tinoco, da Associação Apoio à Vida, diz que a marca fica sempre registada nas mulheres que abortam e lembra o que muitas lhe dizem: “A caminho de lá, eu ia o caminho todo a dizer: espero encontrar alguém que me faça desistir desta ideia”.

Neste primeiro dia do congresso da Federação Portuguesa pela Vida também saiu um alerta para o aumento da utilização da pilula do dia seguinte. Só no último ano foram vendidas mais de 17 mil embalagens.

O congresso termina este sábado. Em cima da mesa vai estar o tema da dignidade da vida humana e a política ao serviço do homem e da vida.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    15 mai, 2016 Viseu 19:14
    Não fomos nós que nos demos a vida. Devemos guardar, proteger e respeitar a nossa vida e a dos outros, desde o momento da conceção até à morte natural!

Destaques V+