Tempo
|
A+ / A-

“A felicidade não é uma ‘app’ que se descarrega do telemóvel”

24 abr, 2016 - 10:20 • Filipe d'Avillez

Numa missa com milhares de adolescentes, em Roma, o Papa explicou o que é o verdadeiro amor e a verdadeira felicidade, desafiando-os a treinarem a misericórdia para serem “campeões de vida”.

A+ / A-
“A felicidade não é uma ‘app’ que se descarrega do telemóvel”
“A felicidade não é uma ‘app’ que se descarrega do telemóvel”

A verdadeira felicidade não se descarrega como uma aplicação, nem depende de possuir as mais recentes tecnologias, explicou este domingo o Papa Francisco aos milhares de jovens que acorreram a Roma para participar no jubileu dos adolescentes.

“A vossa felicidade não tem preço, nem se comercializa; não é uma ‘app’ que se descarrega do telemóvel: nem a versão mais actualizada vos poderá ajudar a tornar-vos livres e grandes no amor.”

Falando sobre a liberdade, Francisco procurou esclarecer os seus ouvintes. “Muitos dir-vos-ão que ser livre significa fazer aquilo que se quer. Mas a isto é preciso saber dizer não. A liberdade não é poder fazer sempre aquilo que me apetece: isto torna-nos fechados, distantes, impede-nos de ser amigos abertos e sinceros; não é verdade que, quando eu estou bem, tudo está bem.”

“Ao contrário, a liberdade é o dom de poder escolher o bem: é livre quem escolhe o bem, quem procura aquilo que agrada a Deus, ainda que custe. Mas só com opções corajosas e fortes é que se realizam os sonhos maiores, os sonhos pelos quais vale a pena gastar a vida. Não vos contenteis com a mediocridade, com ‘deixar correr’ ficando cómodos e sentados; não vos fieis de quem vos distrai da verdadeira riqueza que sois vós, dizendo que a vida só é bela se se possuir muitas coisas; desconfiai de quem quer fazer-vos crer que valeis quando vos mascarais de fortes, como os heróis dos filmes, ou quando vestis pela última moda”, explica.

O Papa também falou longamente sobre o amor, recordando os jovens que este deve ser uma marca distintiva dos cristãos. “O amor é o bilhete de identidade do cristão, é o único ‘documento’ válido para sermos reconhecidos como discípulos de Jesus. O verdadeiro amigo de Jesus distingue-se essencialmente pelo amor concreto que brilha na sua vida.”

Francisco realçou também a dimensão física do amor e o afecto, alertando para o perigo do amor que pretende possuir o outro. “Existe sempre a tentação de poluir o afecto com a pretensão instintiva de agarrar, ‘possuir’ aquilo de que se gosta. A própria cultura consumista agrava esta tendência. Mas, se se aperta muito uma coisa, esta mirra-se, estraga-se: depois fica-se decepcionado, com o vazio dentro. Se ouvirdes a voz do Senhor, revelar-vos-á o segredo da ternura: cuidar da outra pessoa, o que significa respeitá-la, protegê-la e esperar por ela.”

A receita para crescer no amor, explicou o Papa, está em seguir Cristo, nomeadamente através dos sacramentos. “Jesus dá-Se-nos a Si mesmo na Missa, oferece-nos o perdão e a paz na Confissão. Aí aprendemos a acolher o seu Amor, a assumi-lo e a repô-lo em circulação no mundo. E quando parece exigente amar, quando é difícil dizer não àquilo que é errado, erguei os olhos para a cruz de Jesus, abraçai-a e não largueis a sua mão que vos conduz para o alto e vos levanta quando caís.”

Como qualquer outro grande objectivo de vida, também este requer esforço e treino, ao nível dos grandes desportistas, diz Francisco. “Fazei como os campeões desportivos, que alcançam altas metas treinando-se, humilde e duramente, todos os dias. O vosso programa diário sejam as obras de misericórdia: treinai-vos com entusiasmo nelas, para vos tornardes campeões de vida! Assim sereis reconhecidos como discípulos de Jesus. E a vossa alegria será completa.”

A missa com o Papa é um dos pontos altos do jubileu dos adolescentes. No sábado Francisco surpreendeu os jovens ao participar, juntamente com outros 150 padres, numa celebração penitencial, ouvindo confissões na Praça de São Pedro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Manuela Rebelo
    24 abr, 2016 Porto 23:03
    Como é bom ouvir (ler) todas as mensagens do Papa Francisco! Traz-nos muita Paz e Esperança. Que Deus o proteja.
  • Tiago
    24 abr, 2016 Lisboa 22:48
    Grande mensagem da parte do Papa Francisco. Toda a gente devia ler isto, toda a gente mesmo!

Destaques V+