Tempo
|
A+ / A-

Perguntas e respostas

Portugueses nos Panama Papers. O que preciso de saber

09 abr, 2016 - 17:04 • Redacção

Quantos portugueses são citados? E quem? O que fazia o Grupo Espírito Santo com empresas “offshores”? Perguntas e respostas sobre as ligações portuguesas ao caso de que o mundo fala.

A+ / A-

Veja também:


O mundo acordou a 3 de Abril para o escândalo “Panama Papers”, o maior caso de fuga de informação ligado a empresas "offshore" registado até hoje e que envolve 11,5 milhões de documentos ligados a quase quatro décadas de actividade da empresa panamiana Mossack Fonseca, especializada na gestão de capitais e de património.

Os documentos incluem informações sobre mais de 214 mil empresas "offshore" em mais de 200 países e territórios.

A investigação dura há um ano e é conduzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). Há mais de 100 órgãos de comunicação social de todo o mundo envolvidos neste trabalho, incluindo os portugueses “Expresso” e TVI.

Quantos portugueses são citados nos Panama Papers?

Serão 240 os cidadãos portugueses ou com residência em Portugal com ligações directas ou indirectas a sociedades "offshore" criadas pela empresa Mossack Fonseca, avançaram o “Expresso” da TVI.

A investigação revela que estes portugueses têm vários tipos de ligação a empresas “offshores”: da propriedade efectiva das empresas ao seu controlo indirecto, passando pela mera intermediação de negócios.

Ser citado nos Panama Papers equivale a ter feito actos ilegais?

Não. Ter uma conta ou criar uma empresa “offshore” não é ilegal. Há, por exemplo, quem o faça para reduzir o risco dos seus investimentos, distribuindo-os por vários países.

A ilegalidade existe quando o cliente não declara esses rendimentos em Portugal ou quando usa sociedades fictícias para movimentar o dinheiro longe dos radares das autoridades. Os “offshores” são conhecidos instrumentos em esquemas de corrupção ou lavagem de dinheiro.

Que portugueses são citados?

Na noite de 3 de Abril, quando o caso “Panama Papers” foi revelado ao mundo, o único registo português nos “Panama Papers” era Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira, CEO do grupo Lusitana, aglomerado de empresas criadas em paraísos fiscais. Segundo o ICIJ, Idalécio Oliveira terá transferido dinheiro para políticos brasileiros investigados pela operação “Lava Jato”.

Nos primeiros dias do caso, o “Expresso” e a TVI avançaram que o presidente não-executivo da Bial, Luís Portela, o empresário e antigo presidente do Benfica Manuel Vilarinho e Ilídio Pinho, presidente da fundação com o seu nome, são também citados nos “Panama Papers”. Mais tarde surgiria o nome de Ângelo Correia e de Pedro Queiroz Pereira, bem como um filho e uma neta de Champalimaud.

O caso que envolve José Sócrates também foi referido neste escândalo, mas o ex-primeiro-ministro negou qualquer envolvimento.

A consulta dos documentos revelou também a forma como um alegado saco azul do universo Espírito Santo foi mantido em segredo por 21 anos.

A investigação revela ainda outros nomes citados nos “papéis do Panamá”: um ourives, donos de empreendimentos turísticos no Algarve e um empresário ligado ao futebol.

A sociedade portuguesa Abreu Advogados é identificada como um dos intermediários que participaram em operações ligadas a empresas “offshores” que eram clientes da Mossack Fonseca. A sociedade não quis comentar o caso, invocando “limitações de sigilo profissional”, mas garantiu o cumprimento escrupuloso de “todos os procedimentos legais no aconselhamento aos seus clientes”.

O que nos dizem estes papéis do Panamá sobre o GES?

Os “Panama Papers” revelam como os altos responsáveis do Grupo Espírito Santo (GES) mantiveram durante mais de duas décadas uma empresa misteriosa, não registada nos relatórios e contas e no organigrama do grupo. O Ministério Público suspeita que se trata de um saco azul.

Cerca de 300 milhões de euros terão passado por essa empresa, a ES Entreprises, criada em 1993 por todos os membros do conselho superior do GES, o núcleo duro da família Espírito Santo.

A ES Entrepises foi dona de outras companhias “offshore”, que por sua vez eram detentoras de outras sociedades, “num esquema labiríntico”, escreve o “Expresso”. A Mossack Fonseca criou mais de 300 companhias “offshore” ligadas ao GES.

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, não comentou estas revelações, invocando o segredo de justiça. José Manuel Espírito Santo Silva, antigo braço-direito de Salgado, que na comissão de inquérito ao colapso do BES disse ter tido conhecimento da ES Entreprises há pouco tempo, afirmou ao “Expresso” e à TVI que não se recorda de "ter tido algum cargo" nessa empresa e mantém que não sabe o que fazia a firma.

Qual é o alegado envolvimento de José Sócrates?

O dinheiro que está a ser investigado no âmbito da “Operação Marquês” terá passado por um "offshore" do Panamá.

O jornal “Expresso” adianta que as alegadas luvas ao antigo primeiro-ministro José Sócrates, um dos arguidos do caso, terão sido pagas com dinheiro do “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

A defesa de José Sócrates garante que a divulgação de novas suspeitas, no âmbito do escândalo dos “Panama Papers”, são “infundadas, abusivas e caluniosas”.

O que dizem os papéis sobre Luís Portela?

Segundo os documentos, o dirigente da maior farmacêutica portuguesa surge associado a uma “offshore” no Panamá, controlando-a de forma indirecta. Portela tinha o poder de movimentar dinheiro e activos na conta bancária que lhe estava associada.

Ao “Expresso”, Portela não explicou a razão da associação à “offshore”, mas garantiu a legalidade das operações.

“A Bial tem uma filial no Panamá, a partir de onde coordenamos a nossa actividade nos diferentes países da América Central onde operamos”, disse. “É um negócio que se tem vindo a desenvolver ao longo dos anos. No que diz respeito a questões fiscais, devo dizer-lhe que quer eu quer a Bial cumprimos escrupulosamente os preceitos aplicáveis.”

Portela garante que não existe qualquer "offshore" em seu nome pessoal, nem dos seus filhos e que tem os dados fiscais completamente regularizados.

E sobre Manuel Vilarinho?

O ex-presidente do Benfica (2000 a 2003) admite que teve uma “offshore”, mas diz que “isso não é crime”.

Por que razão a fez? Porque cometeu “um pecado que está no DCIAP” por causa “de um problema grave” que teve com o Banco Espírito Santo, disse, sem especificar.

“Não tenho rabos-de-palha e sou um cidadão cumpridor. Já paguei tudo o que devia”, disse. “Pois é claro que o meu nome aparece nos Papéis do Panamá. Eu sei que estou lá, sabe o Ministério Público, e sabe o país todo”.

E Ilídio Pinho?

Os documentos consultados pelo “Expresso” e pela TVI mostram que Ilídio Pinho e outras pessoas que com ele trabalham há vários anos estiveram associados a empresas “offshore”, uma delas no Panamá.

Ilídio Pinho nega que tenha criado uma “offshore” no Panamá (em nome próprio ou para o seu grupo): “Não, de todo! Absolutamente zero!”, respondeu o empresário ao “Expresso”. “Cumprimos rigorosamente as nossas obrigações fiscais”, acrescentou.

Duas "offshores" para Pedro Queiroz Pereira

No dia 22 de Abril, os meios de comunicação do consórcio que analisa os documentos divulgaram informação relativa a Pedro Queiroz Pereira, um dos homens mais ricos do país, dono da Portucel e da Semapa.

O empresário terá tido duas "offshores" criadas pela Mossack Fonseca. A primeira, chamada Neeley Marketing, foi usada para aluguer de jactos privados e extinta em 2010, mas a segunda, Grantfield Overseas, apenas cessou funções depois de Queiroz Pereira ter prestado declarações na comissão parlamentar de inquérito no caso BES. Não se sabe, porém, a que se dedicava esta empresa.

Ângelo Correia trabalhou para "muita gente"

O ex-ministro Ângelo Correia também apareceu ligado ao caso no dia 22 de Abril. Durante nove meses, numa altura em que não exercia cargos governativos, terá sido administrador da Anchorage Group Assets, sedeada nas Ilhas Virgens. Não se sabe quem eram os verdadeiros donos, uma vez que a empresa funcionava com acções ao portador.

Questionado pelo "Expresso" sobre este envolvimento, Ângelo Correia respondeu: "Trabalhei para muita gente e pode ter sido que me tenham nomeado para essa empresa e eu tenha assinado."

Que outros portugueses serão citados?

Os documentos ainda estão a ser investigados pelos jornalistas do “Expresso” e da TVI, que trabalham em rede com outros jornalistas de investigação, no âmbito do ICIJ.

Jorge Cunha, um gestor de fortunas português, terá angariado clientes para a Mossack Fonseca, entre os quais “ex-ministros e/ou políticos”, segundo um documento interno da companhia. Os nomes não foram (ainda) revelados.

Confrontado pelo “Expresso” e pela TVI, Jorge Cunha disse: “Isso é totalmente falso. Não tenho nem nunca tive clientes que fossem pessoas politicamente expostas”.

As autoridades portuguesas estão a investigar?

Sim. O Ministério das Finanças solicitou ao consórcio de jornalistas a lista dos nomes portugueses no caso. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, já tinha garantido, no Parlamento, que o Governo tentará que sejam levadas “até às últimas consequências” eventuais omissões de deveres fiscais em Portugal.

O Ministério Público “está a acompanhar a situação, recolhendo elementos e procedendo à respectiva análise. Se desses elementos resultarem factos susceptíveis de integrarem a prática de crimes, o Ministério Público, como sempre, não deixará de agir em conformidade".

[Notícia actualizada às 13h39 de 23 de Abril]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • telmo vieira
    02 mai, 2018 Lisboa 17:43
    Vivemos num mundo imundo; católico, corruptos, escroque, idólatra, miserável...........nasceu torto, tarde mal ou nunca se endireita....o afonso queria ser rei; eis o resultado.......dividir para se governarrem......
  • balka leonardo
    04 dez, 2017 12:05
    Você precisa de um empréstimo de férias? você tentou obter empréstimos de bancos sem sucesso? Você precisa urgentemente de dinheiro para sair da dívida? Você precisa de dinheiro para expandir ou apresentar seu próprio negócio? Obter um empréstimo de uma das principais empresas de cartão de crédito, entre em contato conosco através de nosso e-mail em balkaleonardo@gmail.com
  • fatima
    06 jul, 2017 porto 11:26
    Olá! Nós concedemos empréstimos às famílias que estão na necessidade de: consumo - financeiras - crédito - empréstimo - carro empréstimos - empréstimo pessoal - empréstimo comercial - empréstimo estudante empréstimo - pronto entre 15.000 € a € 800.000 por algum motivo qualquer se você está em necessidade, entre em contato conosco para obter mais informações. Ou faça seu pedido através do nosso email: santosfatima789@gmail.com
  • Alvaro
    10 mai, 2016 Lisboa 09:34
    Pais de ladrões, miseráveis, e filhos da puta, teem roubado tudo ao país e ao povo que têem sofrido bastante.. Deviam ser mortos, mas á fome e serem espicaçados todos os dias.
  • Carlos Gonçalves
    24 abr, 2016 Almada 09:25
    Andam a revelar a lista de portugueses a conta gotas. Porque será ? Em cada semana três nomes ! Para vender papel ! Vender noticia, share e audiências. Se sabem, revelem todos os nomes de Portugueses metidos nessa teia.( Todos ) Para a semana " vem " mais três !! Andam-nos a adormecer lentamente. E a tal Lista do Fisco ? Essa já lá vai, não interessa a " certa " gente .
  • Correia
    24 abr, 2016 Braga 08:23
    E são estas as pessoas, com muita moral, que depois dizem que Portugal não anda para a frente, nos imponham de cada vez mais restrições; ou seja, uma cambada de energúmenos e ainda por cima todos com a doença do alemão.
  • Luis
    24 abr, 2016 Lisboa 08:22
    Não façam baixo jornalismo com coisas que são demasiado serias. Se têm conhecimento da lista divulguem-na, já. Se estão à espera da divulgação por parte do MP é melhor esperarem sentados pois a lista nunca será divulgada. Ou também estão refens de poderes ocultos que apenas vos autoriza a falar da lista sem a divulgação dos nomes? Sabemos que o País está todo armadilhado mas ainda vamos alimentando a esperança que um dia se acabe com toda a rataria. A partidocracia reinante desde o 25 de Abril fez de Portugal uma autêntica lixeira.
  • Pinto
    23 abr, 2016 Custoias 23:50
    Panamá esconde milhões de José Sócrates, há muitos portugueses com offshore no Estado do Delaware, nos EUA. O extinto grupo Espírito Santo ( GES) manteve em segredo no Panamá durante 21 anos, um gigantesco saco azul, por onde passaram mais de 300 milhões de euros. Os portugueses têm 69 mil milhões de euros em paraísos fiscais. Depositar dinheiro em offshores quem o faz tem, com certeza, o propósito de esconder algo.
  • andre
    23 abr, 2016 lx 22:23
    Não é preciso saber nada..... eles vão se bater de malucos de qualquer forma.
  • AB
    23 abr, 2016 Evora 22:03
    É criminoso que as "elites" portuguesas não se recordem, assinem sem ler, pensavam que era legal, não sabem de nada, etc. São milhões e milhões e assinam de cruz? Pois...

Destaques V+