Tempo
|
A+ / A-

Ministro da Cultura promete “bofetadas” a críticos

07 abr, 2016 - 09:12 • Pedro Rios

João Soares atira-se no Facebook a Augusto M. Seabra. “Em 1999 prometi-lhe publicamente um par de bofetadas”, escreve. “Estou a ver que tenho de o procurar.” Vasco Pulido Valente também é visado.

A+ / A-

O ministro da Cultura, João Soares, acusa o crítico cultural Augusto M. Seabra de escrever “calúnias”, prometendo-lhe umas “salutares bofetadas”. Vasco Pulido Valente, também colunista do "Público", é igualmente alvo da promessa de João Soares.

“Em 1999 prometi-lhe [a Augusto M. Seabra] publicamente um par de bofetadas. Foi uma promessa que ainda não pude cumprir. Não me cruzei com a personagem, Augusto M. Seabra, ao longo de todos estes anos. Mas continuo a esperar ter essa sorte. Lá chegará o dia. Ele tinha, então, bolsado [bolçado] sobre mim umas aleivosias e calunias. Agora volta a bolsar, no ‘Público’”, escreve o ministro, no seu perfil pessoal no Facebook, esta quinta-feira.

Em causa está o texto que Augusto M. Seabra assinou na edição de quarta-feira do “Público” , com o título “’Tempo Velho’ na Cultura”.

“A nomeação de João Soares para ministro da Cultura foi uma surpresa que permanece inexplicável já que passados quatro meses não afirmou uma linha de acção política, tão só um estilo de compadrio, prepotência e grosseria. De resto, não tinha qualificações particulares para o cargo”, argumenta o crítico e sociólogo.

Augusto M. Seabra classifica João Soares como um “derrotado nato – perdeu as eleições autárquicas em Lisboa e em Sintra e para secretário-geral do PS – mas também um caso de obstinação”.

“Que um governante se rodeie de pessoas de confiança é óbvio. Mas no caso do gabinete de Soares trata-se de uma confraria de socialistas e maçons”, refere ainda Seabra. “A isto se chama amiguismo, o gesto mais clamoroso sendo a nomeação de um velho apparatchik, Elísio Summavielle, para o CCB, em lugar de António Lamas”.

No Facebook, João Soares cita “uma amiga” para criticar o crítico: "Eis o verdadeiro vampiro, pois alimenta-se do trabalho (para ele sempre mau) dos outros."

E conclui: “Estou a ver que tenho de o procurar, a ele e já agora ao Vasco Pulido Valente, para as salutares bofetadas. Só lhes podem fazer bem. A mim também.”

Vasco Pulido Valente: PS atura Soares por "caridade"

Vasco Pulido Valente escreveu a 4 de Abril um texto crítico da forma como António Lamas foi demitido do CCB.

"O ministro podia ter chamado discretamente o director do CCB para o demitir, alegando, como está no seu direito, falta de confiança política ou pessoal. Mas João Soares preferiu fazer do incidente um espectáculo público. Ameaçou o dr. Lamas, exibiu os seus poderes (que lhe vêm exclusivamente do cargo) e no fim ainda se foi gabar para a televisão. Não se percebe o motivo de toda esta palhaçada, excepto se pensarmos que ele é no governo um verbo-de-encher e que o PS o atura por simples caridade", escreve.

"Como o dr. João Soares muito bem sabe, não tenho por ele qualquer respeito nem como homem, nem como político", refere Pulido Valente.

Contactado pela Renascença, o gabinete do ministro da Cultura remete para mais tarde eventuais esclarecimentos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • melough
    08 abr, 2016 Faro 13:00
    Ena! Temos um Super Homem.. ...estaladas a tordo e a direito....É o novo Gladiador.
  • Paulo Brandão
    08 abr, 2016 Lx 01:06
    Uma dica ao ministro da «coltura», comece a procurar na Marinha Grande que pelo menos uma bofetada deve encontrar, se não mande um motorista qualquer que nós pagamos!
  • Paula Andrade
    07 abr, 2016 Leça da Palmeira 21:51
    Os portugueses não merecem ter alguém por caridade, à frente do Ministério da Cultura, que tanto precisa de alguém à altura, uma vergonha, para o nosso Portugal, um escândalo para o actual governo!
  • Porconta
    07 abr, 2016 porto 17:25
    Pena pena e ter ficado pela oferta e nao passar a pratica, quando os críticos passam a ofença pessoal e o que merecem.
  • Maria Coutinho
    07 abr, 2016 Cascais 17:11
    É tudo muito sopeiral, ou d'aventais, de quem faz a sopa, mói a pedra..., como já foi com o Sr. Lama
  • António Morgado
    07 abr, 2016 Vila Nova de Foz Côa 16:59
    Lembram-se, quando o Primeiro Ministro era Cavaco Silva, que demitiu um excelente Ministro do Ambiente (Carlos Borrego) apenas porque contou uma anedota acerca de alentejanos e que tinha a ver com um problema de excesso de mercúrio na água do hospital de Évora? Aí houve sentido de Estado, ética, respeito pelos Alentejanos. Infelizmente agora o que vemos? Um insulto a todos os Portugueses e provavelmente o Ministro dos Negócios Estrangeiros a rir-se à gargalhada num Conselho de Ministros e a dizer que ainda havia de ser pior. Abençoada esquerdalha!
  • FERNANDO REIS
    07 abr, 2016 FEIJÓ 16:24
    ASSIM VAI A CULTURA/EDUCAÇÃO NO NOSSO PAÍS. PALAVRAS PARA QUÊ.
  • António Mestre
    07 abr, 2016 Beja 16:01
    ESSE SR.JOÃO SOARES,COMO NINGUÉM DÁ POR ELE TEM QUE COMETER ESTAS INJURIAS PARA DELE SE FALAR. POBRE PAÍS ,OU MELHOR GOVERNO QUE TEM QUE RECORRER A ESTE TIPO DE PESSOAS PARA "MINISTRO" É NÃO SÓ UMA AFRONTA AO GOVERNO DO QUAL MAL OU BEM FAZ PARTE,COMO E PRINCIPALMENTE É UMA VERGONHA PARA O NOSSO PAÍS. NÃO PODEMOS TER A MEMORIA CURTA,POIS EMBORA NADA "PROVADO" ESSE SR. JÁ ESTEVE METIDO EM ALGO MENOS LEGAL ,QUANDO DUM CERTO ACIDENTE AEREO EM ANGOLA. TIDO SERIA DIFERENTE SE NA ALTURA E POR UM ACASO O DR. MÁRIO SOARES NÃO FOSSE PRESIDENTE DA REPUBLICA PORUGUESA,NÃO CONVINHA PROBELEMAS DIPLOMÁTICOS. AGORA DE PRESIDENTE "NÃO ELEITO" DA CÂMARA DE LISBOA PASSOU A MINISTRO LÓGICO PAGAMENTO DE FAVÔRES.
  • jo
    07 abr, 2016 estoril 15:42
    Não sao bofetadas a criticos, são bofetadas a quem a coberto de criticas e da liberdade de imprensa ofende as pessoas. Não são so estes que merecem um bom par de bofetadas, há mais... pena é não haver coragem para dar talvez a coisas fossem de outra maneira e as pessoas pensassem duas vezes antes de ofender quem quer que seja.
  • Bruno
    07 abr, 2016 Porto 15:40
    Soares é fixe . PS é fixe . Força . Vamos .

Destaques V+