06 abr, 2016 - 17:51
Uma menina de cinco anos conheceu esta quarta-feira o Papa Francisco, cumprindo um sonho que tinha antes de ficar cega. Elizabeth Myers, conhecida como Lizzy, sofre de uma doença genética rara que a levará a perder tanto a visão como a audição enquanto ainda for jovem.
A menina, natural do Ohio, nos EUA, usa aparelho auditivo desde nascença e espera-se que comece a ficar cega quando entrar na adolescência. Os pais explicam à Reuters que ainda não explicaram à sua filha que vai ficar cega e surda, mas pretendem ir explicando aos poucos à medida que ela cresce e faz perguntas.
Antecipando este desfecho, Lizzy e os seus pais fizeram uma lista de coisas e pessoas que ela gostaria de ver enquanto ainda puder. Não se ficaram por meias medidas e no topo da lista colocaram Roma e o Papa Francisco. Quando o desejo se tornou público surgiu uma onda de solidariedade entre família, amigos e não só, com a Turkish Airlines a oferecer uma viagem de ida e volta para qualquer destino no mundo à menina e aos seus pais.
Do Vaticano receberam a garantia de uns minutos para que Lizzy pudesse encontrar-se com o Papa.
O sonho cumpriu-se esta quarta-feira, mas não sem percalços. A semana passada um dos voos dos Myers atrasou-se e perderam a ligação para Roma, mas do Vaticano veio a promessa de que mesmo assim tudo seria feito para proporcionar um encontro, o que se cumpriu no final da audiência geral de quarta.
Aos jornalistas, a mãe de Lizzy disse que ela ficou maravilhada com o encontro, tendo ficado mesmo emocionada ao encontrar “o homem grande com o chapéu branco”.