Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Senhorios não querem suportar manutenção de lojas históricas

04 abr, 2016 - 14:55

Associação de proprietários acusa o PS de pretender "lançar um ónus gravíssimos sobre os proprietários".

A+ / A-

A Associação Lisbonense de Proprietários admite recorrer ao Tribunal Europeu para contestar o congelamento de rendas de “lojas históricas” e de inquilinos de mais de 65 anos.

No fim-de-semana, numa entrevista ao "Diário de Notícias", o presidente da Câmara de Lisboa garantia o avanço do programa "Lojas com História", que visa ajudar à preservação de espaços comerciais da capital, e o grupo parlamentar do PS já confirmou, esta segunda-feira, à Renascença que a proposta de lei que visa dar cumprimento a uma norma inscrita nas Grandes Opções do Plano (GOP) será apresentada na Assembleia, na próxima sexta-feira.

"Os proprietários não estão dispostos a sustentar o inquilino que não tem condições para pagar uma renda que até serve de base para o Estado definir o IMI", argumenta o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, Meneses Leitão, em declarações à Renascença.

Menezes Leitão acusa o PS de pretender "lançar um ónus gravíssimos sobre os proprietários", porque o articulado que quer ver aprovado prevê que "sempre que uma Assembleia Municipal decida que uma loja deve ser classificada como histórica, a renda fique fixada em valores irrisórios por dez anos".

"O presidente da Câmara de Lisboa já disse, numa entrevista, que há 300 lojas históricas na cidade", desabafa o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários.

O dirigente critica, também, o PS pelo facto de pretender "castigar" os proprietários com o fim do regime transitório para inquilinos com mais de 65 anos, que recebem "um subsídio que cobre a diferença entra a renda e aquilo que podem pagar".

"Se o PS mantiver estas intenções, os tribunais e o tribunal europeu vai ter que se pronunciar", avisa Menezes Leitão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 07 abr, 2016 17:51
    Como é que querem reabilitar e incentivar o arrendamento com leis que são caducas, desajustadas injustas, por isso é que somos um país de endividados, sem qualquer futuro.
  • 07 abr, 2016 17:50
    Como é que querem reabilitar e incentivar o arrendamento com leis que são caducas, desajustadas injustas, por isso é que somos um país de endividados, sem qualquer futuro.
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 18:24
    Porque razao vao castigar os proprietarios?
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 18:14
    As lojas historicas nao podem acabar mas os proprietarios tambem precisam de comer e pagar as contas !
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 18:09
    Eu tenho uma solucao para este caso! A camera de lisboa que de um subsidio aos proprietarios das lojas com historia em vez de gastar o dinheiro em obras faraonicas tipo segunda circular!

Destaques V+