Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ana Gomes: Acordo UE-Turquia é "ilegal, imoral e impraticável"

03 abr, 2016 - 14:50

Socialista termina uma visita de três dias à Grécia, onde visitou campos de refugiados e se reuniu com autoridades locais para perceber como estão a funcionar, no terreno, os dispositivos europeus para lidar com o afluxo de refugiados.

A+ / A-

A eurodeputada Ana Gomes considerou este domingo que o acordo entre a União Europeia e a Turquia para os refugiados é "ilegal, imoral e impraticável" e que piorou a situação na Grécia, que "é insustentável".

A parlamentar socialista termina uma visita de três dias à Grécia, onde visitou campos de refugiados e se reuniu com autoridades locais para perceber como estão a funcionar, no terreno, os dispositivos europeus para lidar com o afluxo de refugiados e constatar as implicações do acordo UE-Turquia.
Fazendo um balanço da visita à agência Lusa, a partir da Grécia, Ana Gomes disse que a situação nos campos de refugiados é "muito complicada" e manifestou a sua admiração pela "lição de solidariedade" que o povo grego está a dar a toda a Europa.
"Acabei de visitar o campo de Diavata, nos subúrbios de Salónica", onde estão cerca de 1.200 pessoas, que passavam pela Grécia com destino a outros países na Europa e ficaram bloqueadas, afirmou. "A partir do momento em que alguns países da União Europeia decidiram bombardear Schengen, fechando as fronteiras com a Grécia, estas pessoas ficaram bloqueadas" e não estão a coberto do acordo UE-Turquia, adiantou.
Segundo Ana Gomes, a situação "é muito complicada": "As pessoas sentem-se em segurança, têm as necessidades básicas, mas estão em condições muito difíceis".
"Isto não é sustentável por muito tempo e, sobretudo, há uma grande perturbação porque as pessoas não têm nenhum horizonte, não sabem nada", lamentou.
Durante o percurso para o campo de Idomeni, na fronteira com a antiga República Jugoslava da Macedónia, Ana Gomes observou "acampamentos selvagens", onde as pessoas estão numa "situação muito má".
Para Ana Gomes, o acordo UE-Turquia, além de piorar a situação na Grécia, foi "uma machadada brutal na credibilidade da União Europeia".
"Tudo indica que este acordo (...) vai violar a carta europeia dos direitos fundamentais e outras leis fundamentais em matéria de direitos humanos, sobretudo se se concretizar o retorno forçado de algumas pessoas", alertou.
Ana Gomes apontou ainda o "atraso tremendo" na concessão de asilos, observando que não há funcionários suficientes.
"Neste momento estão a ser processados cerca de 22 a 25 processos de asilo por dia e nós temos milhares e milhares de pessoas", disse, afirmando que "a situação é insustentável".
"A confusão é tremenda e está a dar origem a grande perturbação entre os refugiados, o que pode originar perturbações da própria ordem em vários sítios" na Grécia, afirmou. .
A eurodeputada considerou "muito importante" ver a realidade do que se está a passar na Grécia e vai transmitir essa informação ao Parlamento Europeu.
"Não podemos dar como adquirido que aquilo que o Conselho [Europeu] decide esteja de facto a ser aplicado, não está", declarou.
"O Conselho decide mas não tem a estrutura no terreno para pôr as suas decisões em prática, além de que muitas destas decisões implicam um esquema que é ilegal, imoral, indecente e impraticável", frisou Ana Gomes.
A visita foi organizada por iniciativa da eurodeputada portuguesa, em articulação com o Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo (EASO) e com o eurodeputado grego Miltos Kyrkos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    24 abr, 2016 Custoias 18:07
    Metam nas vossas casas e mantenham essa gente. Em Portugal os cidadãos estão quase no limiar da pobreza por culpa de corrupções, fraudes, gestões danosas e sobretudo por gente desonesta que faz vida na política.
  • António
    04 abr, 2016 Cascais 09:18
    Fica com eles na tua casa e deixa em paz os contribuintes que te sustentam...
  • paulo
    03 abr, 2016 vfxira 22:11
    É ilegal,imoral e impraticável? então denuncie esta situação nos órgãos competentes.
  • Luis
    03 abr, 2016 Lisboa 20:29
    Para o EU. Qual a diferença entre Ana Gomes e o EU. Muitas. O Eu apesar de autêntica jana nem para adubo serve.
  • Luís Ramos Pereira
    03 abr, 2016 Póvoa de varzim 20:28
    Uma visita sem estrutura no terreno, só procura protagonismo....
  • joao gonçalo lemos
    03 abr, 2016 lisboa 19:48
    mais uma tonta que viaja à nossa custa sem saber oq ue faz!
  • jose nascimento
    03 abr, 2016 frança 18:54
    QUEM PAGA ?ES TU ? Com o dinheiro dos outros tambem sei governar .leva-os para tua casa e da lhes alojamento ,assistencia médica e secola.Mas so com o teu dinheiro não com o dinheiro dos outros(contribuintes)!
  • Oliveira
    03 abr, 2016 Sintra 18:10
    leva-os para tua casa.
  • Manuel Pereira
    03 abr, 2016 Lisboa 17:14
    Esta Ana Gomes também tem a mania de que é dona disto tudo! Só deita cá para fora postas de pescada ! Rm que lei se baseará para dizer que é ilegal,imoral etc. ? Antes votasse na UE contra a guerra e bombardeamentos na Siria e Iraque,para ver se há não tantos refugiados e cada vez entram mais terroristas na Europa e qualquer dia estamos todos....lixados dona .Gomes...
  • José Luís
    03 abr, 2016 Espinho 16:22
    Forca Ana Gomes sempre frontal !

Destaques V+