Tempo
|
A+ / A-

Passos acusa Governo PS de falhar défice abaixo de 3%

01 abr, 2016 - 21:48

"É preciso não cometer os erros do passado", afirmou Pedro Passos Coelho na abertura do congresso do PSD.

A+ / A-
Passos define papel do Presidente. "Divergir não é desunir", é assumir "identidade política"
Passos define papel do Presidente. "Divergir não é desunir", é assumir "identidade política"

O défice orçamental de 2015 podia ter ficado abaixo de 3% se o actual Governo do PS se tivesse esforçado mais, acusou Pedro Passos Coelho no discurso de abertura do 36.º Congresso do PSD, que começou esta sexta-feira, em Espinho.

"Com um bocadinho mais de zelo, depois de um Conselho de Ministros em Dezembro tão apoteoticamente apostado em evitar um défice superior a 3%, nos teria com certeza garantido um défice abaixo de 3%", afirmou o líder social-democrata.

Passos Coelho garante que enquanto estiver na oposição não ficará "à espera que tudo corra mal" ao Governo de António Costa, "para que no futuro possa ganhar eleições".

Mas, prosseguiu, "temos o dever de alertar e não apoiar políticas e decisões que conduzirão a maus resultados para os portugueses”.

Para o antigo primeiro-ministro que agora lidera a oposição, o actual Governo de esquerda "coloca o país a olhar para trás e não para o futuro" e Portugal não pode "cometer os erros do passado" que levaram aos resgates da troika.

“O PCP, o BE e o PS podem aos olhos de muitos constituir uma maioria um pouco estranha, mas não há duvida tem-se revelado uma maioria consistente o suficiente para o que primeiro-ministro possa dizer que o Governo não precisa dos votos nem apoio do PSD”, declarou.

Passos Coelho trouxe para o congresso o alerta feito esta sexta-feira pela agência de notação financeira DBRS, que admite cortar o “rating” de Portugal em caso de incerteza política ou se o crescimento económico não for suficiente para reduzir a dívida pública.

O líder do PSD acusa o Governo de ter uma “postura desafiadora destes alertas”, o que “só pode aumentar os riscos, na medida em que reverte políticas por obcessão”.

“O actual Governo e maioria que o suporta não se importam de impor riscos desnecessários aos portugueses e, com isso, vão construindo um mau exemplo para a sociedade. Não pode ser bom exemplo desfazer o que de estrutural foi feito pelo anterior Governo”.

Passos envia abraço a Rebelo de Sousa e define papel do Presidente

Durante o discurso de abertura do 36.º Congresso do PSD, Passos Coelho saudou a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa para a Presidência da República.

Depois de enviar para Belém um "abraço muito forte a Rebelo de Sousa" e "com muito afecto", o líder social-democrata falou sobre o que, na sua opinião, deve ser o papel do chefe de Estado.

Passos Coelho defende que o Presidente da República "deve garantir um exercício absolutamente à margem dos partidos" e "não se pode confundir com o legítimo jogo partidário".

"Cabe ao Presidente da República intervir com pensamento e acção, arriscando ter posição e marcar a diferença" e que, na sua relação com outros órgãos de soberania como Governo e Assembleia da República, "deve estar presente o interesse estratégico nacional, mais do que a espuma dos dias", salientou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    23 abr, 2016 Custoias 00:20
    Passos porque não te calas?
  • Gaspar
    21 abr, 2016 20:47
    Este senhor sabe tudo, desde mentir nas eleições, não saber o significado de irrevogável e até sabe o que deve fazer o Presidente da Republica. Talvez ainda ninguém lhe disse que este se chama Marcelo e não Cavaco.
  • Pinto
    06 abr, 2016 Custoias 14:14
    Já pus um ponto final nas minhas duvidas, senhores do PSD e CDS a mim não me enganam mais, apesar de não concordar com alguns partidos de esquerda, prefiro estes do que continuar a ser roubado, explorado, a perder direitos e a ver o futuro do meu neto hipotecado.
  • Martinhopm
    05 abr, 2016 perto de Évora 13:26
    Mas não foi este Coelho, ele a sua troupe, que deixou o país completamente armadilhado e que empurrou com a barriga a batata quente do Banif?! É preciso ser muito hipócrita e venenoso para agora acusar o governo PS de falhar défice dos 3%. Ele fez reformas estruturais? Gostaria que me informassem quais foram. Agradeço. Quanto à agência de rating canadiana e às suas ameaças, a Moddys deu um rate positivo a uma das empresas fantasma envolvida dos 'Panamá Papers'. Qual é então o crédito desta gente para dar palpites sobre a economia de estados? Estão ao serviço de quem?
  • Pinto
    03 abr, 2016 Custoias 14:11
    É preciso não cometer erros do passado Sr. Passos? O Sr. já pensou bem nas palavras que diz pela boca fora? Se tivesse vergonha não abria a boca, o inimigo número um dos portugueses é o senhor e o seu partido onde se instalam interesses privados.
  • vel
    02 abr, 2016 PORTO 16:00
    Portugal está irreconhecível. Com este senhor regrediu aos anos 60 do século passado. Aumentou o desemprego para números inimagináveis, os sem-abrigo deambulam pelas cidades, aqueles que conseguem trabalho são precários, as velhas profissões como engraxadores regressaram, a emigração atingiu números estrondosos, o rendimento dos portugueses diminuiu drasticamente, etc., etc., Só em jeito de aflorar o sentimento regional, o Norte do país é dos mais pobres de Portugal e das regiões mais pobres da Europa, no entanto, os partidos de direita, tanto CDS-PP como PSD nos seus congressos escolheram Gondomar e Espinho e são recebidos de braços abertos pelas suas gentes. Há qualquer coisa que não bate certo.
  • gilberto rafael
    02 abr, 2016 setubal 12:15
    É preciso ter lata , nem pinga de vergonha. que falta de decoro e honestidade politica. Escondeu as contas do Banif para enganar o povo e depois agracia-lo com mais austeridade para recuperar, ESTOU FARTO DESTA POUCA VERGONHA, POLITICOS EM SUMA SÃO TODOS IGUAIS. Veja-se o que o sr ministro Vieira da Silva fez com as reformas antecipadas para os beneficiarios com descontos c/ mais de 40 anos ???? Prometeu Prometeu e rigorosamente NADA. Retomou o que passos Coelho tinha deliberado em anos anteriores. Não existe e nem sabem o que é HONESTIDADE ou seja PALAVRA DADA , PALAVRA MENTIRA é assim que defino os n/ politicos,. NÃo prestam.
  • Antonio
    02 abr, 2016 Vale de Cambra 05:40
    "É preciso não cometer os erros do passado", Tens razão, nunca mais voltares a ser P.M.
  • joão
    01 abr, 2016 joa_21@hotmail.com 23:46
    Esse fulano e os outros(as) como o tal portas deviam ser colocados na posição de muitos portugueses que é abandonados numa urgência sem assistência médica, enquanto esses politiquiros andaram a queimar biliões com submarinos inúteis-que dava para construir 20 hospitais distritais essenciais, com a banca de gestão danosa, na " cidade da futebolada", et, etc., numa terra cheia de miséria e de necessidades básicas, onde morrem cidadãos por falta de asistência médica...es saem da desgovernação na maior impunidade sem serem responsabilizados e ainda a fazerem teatros
  • ZédoNabão
    01 abr, 2016 Tomar 22:55
    É verdade. Especialmente nos MUITOS erros que o (des)governo que o sxr e o seu colega PPortas cometeram e que "lançaram" cerca de 3 milhões de Portugueses para o limiar da pobreza. Melhor seria o sxr estar quieto e calado. É que o sxr deixou má memória à grande maioria dos Portugueses. E esta realidade não vai ser esquecida com facilidade. Há feridas muito profundas em milhares de famílias que vão demorar muito tempo a sarar. Por favor reserve-se:DESAPAREÇA!..

Destaques V+