Tempo
|
A+ / A-

Páscoa

​Cardeal alerta para riscos de desestruturação das famílias

24 mar, 2016 - 12:26 • Redacção com agência Ecclesia

D. Manuel Clemente presidiu à missa crismal na Sé de Lisboa.

A+ / A-
Cardeal alerta para riscos de desestruturação das famílias
Cardeal alerta para riscos de desestruturação das famílias

O Cardeal Patriarca de Lisboa alerta para a desagregação sócio-cultural que se vive e para as consequências que tem para a estrutura das famílias. Na homília da Missa Crismal desta quinta-feira, na Sé de Lisboa, D. Manuel referiu-se a problemas actuais que, garante, têm origem nos problemas da família.

“Nas actuais circunstâncias do mundo, com a desagregação sócio-cultural que deixa tantas vidas sem base humana bastante para as apoiar do nascimento à morte, da concepção à morte natural convém repetir, as urgências humanitárias que não podemos adiar nem iludir em relação às multidões que batem à porta da Europa, com tanto sofrimento das crianças e dos seus pais e mães. Em tudo isso se destaca como grande pobreza a colmatar a das famílias que não conseguem ser o que devem ser e que precisamos que sejam”, disse.

Nesse sentido, D. Manuel Clemente sustentou que as famílias devem ser o “primeiro objectivo da pastoral” e “agentes de missão”.

A Missa Crismal, que acontece nas catedrais de todo o mundo, foi concelebrada pelos bispos auxiliares e padres (diocesanos e religiosos) presentes em Lisboa.

Durante a cerimónia, os sacerdotes renovaram as promessas feitas no momento da ordenação; foram depois abençoados o óleo dos enfermos, o óleo dos catecúmenos e do crisma.

D. Manuel Clemente desafiou os sacerdotes presentes a “ter um coração pobre para chegar aos pobres”.

O cardeal-patriarca adiantou, por outro lado, que está a ser elaborado o “instrumento de trabalho” que reúne reflexões e ensaios, para debate em Sínodo diocesano, de 30 de Novembro a 4 de Dezembro.

A celebração contou com a participação de centenas de fiéis, reunidos na Sé patriarcal para acompanhar o clero na celebração matinal de Quinta-feira Santa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+