Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estátuas irritadas e Tintin em lágrimas. Cartoonistas reagem a atentados de Bruxelas

22 mar, 2016 - 20:53

Cartoonistas recorreram à imagem de Tintin, do autor belga Hergé, e à famosa estátua "Manneken Pis" para expressar o seu descontentamento, depois de o terrorismo ter voltado a atacar numa capital europeia.

A+ / A-

Depois dos atentados terroristas que fizeram pelo menos 34 mortos e 198 feridos em Bruxelas, muitos cartoonistas e cibernautas têm partilhado mensagens de luto e solidariedade para com o povo belga.

Recorrendo a conhecidas imagens da cultura belga, como o famoso 'Manneken Pis', uma estátua de bronze de uma criança a urinar numa fonte, ou a personagem das Aventuras de Tintiin do cartoonista e escritor belga Hergé, muitos autores prestaram a sua homenagem às vítimas e deixaram mensagens de revolta perante mais um atentado na Europa.

O cartoonista francês Joann Sfar desenhou a estátua irritada, a dizer "Urinar calmamente - é pedir muito?". Na legenda da imagem, o autor escreveu "o meu coração está com Bruxelas".

Mon coeur est à Bruxelles
Uma foto publicada por Joann Sfar (@joannsfar) a Mar 22, 2016 às 2:42 PDT

O ilustrador parisiense Nawak pôs a estátua a dizer: "Aqui! Um presente da Bélgica!", enquanto urina em cima de um terrorista. Em baixo, lê-se "Apoio aos meus amigos belgas".


O francês Hervé Baudry colocou a estátua lavada em lágrimas e deixou um aviso aos jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico: "Como os franceses, os belgas dobram mas não rompem".




O cartoonista francês Jean Plantureux, que assina como Plantu e é presidente da organização "Cartooning for Peace", desenhou um cartoon para o jornal francês "Le Monde" que sugere a solidariedade entre os dois países, lembrando os ataques terroristas de 13 de Novembro em Paris.

Na imagem do cartoonista argelino Ali Dilem, lê-se "O terrorismo ataca de novo". A figura que segura o cartaz a dizer "Je Suis Bruxelles" (Eu Sou Bruxelas) pede às outras vítimas: "Podem dar-me um pouco de espaço"? A imagem lembra muitos outros atentados terroristas que têm acontecido em todo o mundo.


Muitas outras pessoas utilizaram o trabalho de Hergé, criador da personagem Tim Tim, para fazer passar a sua mensagem.






Mon coeur est à Bruxelles
Uma foto publicada por Joann Sfar (@joannsfar) a Mar 22, 2016 às 2:26 PDT
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís Domingos
    22 mar, 2016 Alverca do Ribatejo 23:46
    O nome da personagem de Hergé é "Tintim".http://www.universobd.com/2014/10/coleccao-as-aventuras-de-tintim.html

Destaques V+