Tempo
|
A+ / A-

​Vila Franca de Xira quer fim das portagens na A1

21 mar, 2016 - 23:30

Autarquia também defende a necessidade de serem criados mais nós de ligação à auto-estrada.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira defende o fim das portagens no concelho, servido pela A1, e a construção de mais nós de ligação à auto-estrada.

As declarações de Alberto Mesquita (PS), surgem uma semana depois de a CDU concelhia ter lançado uma petição para exigir a abolição de portagens no concelho e a construção de ligações das freguesias do Sobralinho e de Vialonga com a A1.

"Obviamente que a Câmara concorda. A partir de Aveiras até Lisboa é mais uma via rápida do que uma auto-estrada. Por isso, acho que é um absurdo pagar portagens", afirmou o autarca socialista à agência Lusa.

Actualmente, o concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, apresenta dois troços da A1, um deles não portajado (Lisboa - Alverca) e outro pago (Alverca - Vila Franca de Xira), situação contestada pela CDU.

"Acreditamos que a abolição das portagens traria benefícios económicos e ambientais. Iria descongestionar a Estrada Nacional 10", argumentou.

Além da abolição das portagens no concelho, Alberto Mesquita disse concordar, também, com a necessidade de serem criados mais nós de ligação à auto-estrada.

"É uma questão de investimento e de decisão política, porque espaço há", ironizou.

Nesse sentido, o autarca explicou que o executivo tem tentado sensibilizar todas as entidades, mas queixou-se das dificuldades de relacionamento com a empresa Infraestruturas de Portugal.

"Quando era com as Estradas de Portugal nós tínhamos um interlocutor direto, mas desde que houve a fusão a relação complicou-se. Neste momento não existe diálogo", lamentou.

A Infraestruturas de Portugal (IP) é a empresa pública que resulta da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional (REFER) e a Estradas de Portugal (EP) destinada a gerir e administrar as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vitor
    22 mai, 2017 Vialonga 20:54
    Será que quis dizer: O Sr Presidente devia era atuar em áreas do campo de actuação da camara e não tentar esconder a falta de investimento em acessos rodoviários do conselho com a transformação da A1 numa espécie de variante alternativa as más estradas do concelho (como se fez em Vila Franca com os pesados), ainda assim na sua maioria estradas nacionais que saturadas porque a autarquia nunca investiu numa rede viária, assim com o dinheiro dos outros resolvia-se o nosso problema mesmo que para isso se fosse engarrafar a A1.
  • Carlos
    22 mar, 2016 Montijo 09:36
    Também eu quero o fim das portágens da Ponte...
  • ultraman
    22 mar, 2016 ultramar 09:32
    Depois desta noticia o Ministro da Economia vai colocar um imposto de 6 cêntimos.

Destaques V+