Tempo
|
A+ / A-

Lula toma posse, Dilma discursa: "Os golpes começam assim"

17 mar, 2016 - 13:52 • Matilde Torres Pereira

A decisão surgiu depois da tomada de posse do ex-Presidente, em Brasília, como ministro da Casa Civil, entre protestos pró e contra o Governo um pouco por todo o país.

A+ / A-
Lula toma posse, Dilma discursa: "Os golpes começam assim"
Lula toma posse, Dilma discursa: "Os golpes começam assim"

O ex-Presidente Lula da Silva tomou esta quinta-feira, em Brasília, posse como ministro da Casa Civil, entre protestos pró e contra o Governo um pouco por todo o país.

A Presidente Dilma Rousseff discursou na tomada de posse contra as escutas "ilegais", segundo a própria, que revelaram na quarta-feira a conversa telefónica entre os dois, declarando que a presença de Lula no seu governo só mostra que ele tem "a grandeza dos estadistas e a humildade dos verdadeiros líderes".

Interrompida mais do que uma vez pelas palavras de ordem vindas do exterior do Palácio do Planalto, em Brasília - "o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!" - Dilma mostrou o badalado termo de posse, documento que sela a ida de Lula para o governo, garantindo a total legalidade de todo o processo.

"Repudio total e integralmente todas as versões contra esse facto – esse documento foi distribuído para toda a imprensa. Estaremos avaliando as condições deste grampo", afirmou, referindo-se às notícias veiculadas na quarta-feira na imprensa brasileira sobre a conversa telefónica com Lula, nomeadamente as que interpretam esta remodelação como uma tentativa do Partido dos Trabalhadores (PT) de proteger Lula da justiça.

A conversa entre Dilma e Lula que indignou o Brasil
A conversa entre Dilma e Lula que indignou o Brasil

"Querermos saber quem autorizou [a divulgação das escutas] quando não tinha nada que possa levantar qualquer suspeita sobre o seu carácter republicano", declarou, falando de Lula da Silva. A "interpretação desvirtuada" dessas escutas, para Dilma, gera "processos equívocos".

"Grampos ilegais não favorecem a democracia neste país. Isto não me fará recuar perante a exigência de apurar os factos acontecidos ontem", sublinhou ainda a Presidente. "Convulsionar a sociedade brasileira assim viola os direitos dos cidadãos e abre precedentes gravíssimos. Os golpes começam assim", apontou.

Visivelmente enervada, Dilma Rousseff terminou declarando-se "optimista": "Acredito na justiça no nosso pais", rematou. Durante todo o discurso, que suscitou reacções quentes da plateia e dos manifestantes do lado de fora do edifício, Lula da Silva manteve-se sentado em silêncio.

A passagem de Lula da Silva para o governo para este cargo de "super-ministro" permite-lhe escapar ao juiz responsável pela operação "Lava Jato", Sérgio Moro, em Curitiba. O ex-Presidente "petista", na qualidade de ministro, passa a beneficiar de “foro privilegiado”: terá de responder às acusações, mas perante o Supremo Tribunal Federal. Nesse tribunal, oito dos 11 membros são nomeados pelos governos de Lula e Dilma.

Pelo menos dois feridos em protestos pró e contra governo brasileiro
Pelo menos dois feridos em protestos pró e contra governo brasileiro
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernanda. Formigo
    18 mar, 2016 09:15
    Que ingénua que eu sou, tinha esperanca que com mais mulheres no poder o mundo se tornasse melhor, mas os fatos mostram que não é assim.
  • RICARDO RATO
    17 mar, 2016 FERNÃO FERRO - SEIXAL 16:45
    ...NO BRASIL NÃO HAVIA E NÃO HÁ MAIS NINGUÉM, QUE TENHA QUE SER PRESO?!?!?! TINHA QUE SER LULA DA SILVA... TENHAM TINO! O MUNDO ESTÁ PERIGOSO MESMO!!!
  • Antonio Almeida
    17 mar, 2016 V.N. de Gaia 16:35
    ISTO É UMA VERGONHA PARA O BRASIL E UMA FALTA DE RESPEITO PARA COM O POVO BRASILEIRO.
  • zita
    17 mar, 2016 lisboa 15:15
    E o momento oportuno em que é feita a nomeação? Então, mas o sr. não estava disponível para aceitar o cargo "oportunidade de ouro" há muito tempo? E o respeito pelo povo? ou só porque é sindicalista e de esquerda está perdoado?
  • Julio Tavares
    17 mar, 2016 Porto 15:11
    Mais do condenar eventual ilegalidade de Lula é o comportamento da pessoa que usando a capa de Juiz utiliza o cargo de que foi investido para julgar - sempre de forma isenta e imparcial - para tomar partido de forma parcial, e, como tal comportar-se como um Juiz que não exerce a função para que foi investido, mas antes utilizar o carga para fins condenáveis para um Juiz, ainda que eventualmente este Juiz seja um "moleque" de um qualquer "padrinho". Comportamentos como o do Juiz "Sérgio Mora" envergonham a Justiça de qualquer País e merecem o desprezo dos Juízes que desempenham aquela função com seriedade e verticalidade. Não podemos ser ingénuos, corrupção existe e vai sempre existir, onde ela não deve nem pode existir é na Justiça, ou então esta deixa de poder julgar quem tiver de ser levado à justiça para responder pelos seus atos. Mais do condenar Lula é inaceitável o papel daquele que se diz Juíz que se comporta como um qualquer "moleque" envergonhando e descredibilizando a Justiça e todos aqueles que fazem justiça com verdade.
  • zita
    17 mar, 2016 lisboa 15:09
    As escutas são ilegais, é isso que importa! Isso é que é ilegal, as coisas que eles dizem, alvo das escutas não são ilegais?? Incrível como se dá importância à forma como se sabe e não ao que se sabe e que de outro moda jamais se saberia! O que se passa no Brasil devia envergonhar os seus políticos, principalmente aqueles que estão envolvidos e aqueles que acobertam as trapaças, não permitindo a justiça atuar. E é cada vez mais verdade, "quando um pobre rouba vai para a cadeia, mas quando um rico rouba ele vira ministro” Nada mais atual (apesar dos 28 anos) e verdadeiro!
  • Polyana
    17 mar, 2016 Brasil 14:59
    Queria que outros políticos fossem tão investigados como Lula está sendo. Não vi nada demais nessa ligação entre os dois (Lula e Dilma) e estão fazendo tempestade em um copo d'água. Mas não concordo com Lula Ministro, infelizmente ele mostrou que realmente é culpado nas investigações. Situação do Brasil está complicada e estão querendo complicar mais ainda. Esse jogo de poder político está piorando e a Globo quer por mais lenha na fogueira... Triste.
  • 17 mar, 2016 14:55
    ONDE ESTÁ AQUILO QUE SE INTITULA DE "JUSTIÇA" para CASTIGAR SEVERAMENTE QUEM ROUBA O PAÍS E O POVO. É LAMENTÁVEL QUE VENHAM ESTES sabujos DIZER ÁS PESSOAS QUE A justiça isto e a justiça aquilo, É VERGONHOSO VER ESTE PENDURAS ROUBAR Á DESCARADA E FICAREM IMPUNES, POR ISSO EU DIGO SEM O SER que venha o fascismo POIS ESTES LADRÕES ERAM ENGAVETADOS NA HORA, E NÃO SE FICAVAM A RIR POIS A justiça NÃO PRESTA.
  • Alberto Martins
    17 mar, 2016 Lisboa 14:11
    Nós na tugulândia temos muita corrupção, muito corrupto sem vergonha na cara... Mas na brasuculândia...phonix...esta situação sinceramente nunca vi pelo menos num país dito civilizado e democrata... Não sei se dilma e lula são culpados...mas usar um lugar publico descaradamente para possibilitar a um suspeito de fugir á justiça...

Destaques V+