Tempo
|
A+ / A-

Está mais caro abastecer o carro. Outra vez

14 mar, 2016 - 08:17

Três e quatro cêntimos por litro é o aumento previsto para gasóleo e gasolina.

A+ / A-

O preço dos combustíveis volta a subir esta segunda-feira. É o terceiro aumento no espaço de um mês, na sequência da evolução das cotações nos mercados internacionais.

No gasóleo, o preço deverá subir três cêntimos por litro, enquanto na gasolina a subida deverá ser de quatro cêntimos.

Os constantes aumentos no custo dos combustíveis tem levado muitos portugueses a abastecer novamente em Espanha, o que já levou a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) a desafiar o ministro da Economia a baixar o imposto sobre os produtos petrolíferos.

Foi a resposta às palavras do ministro Caldeira Cabral, na sexta-feira, quando apelou ao “civismo” dos portugueses para lhes pedir que não abasteçam os depósitos nos postos do país vizinho.

O Ministério das Finanças considera, contudo, não existirem razões para reavaliar o aumento do imposto sobre os produtores petrolíferos (ISP), de seis cêntimos por litro de combustível, previsto no Orçamento do Estado para 2016 (que entrou em vigor a 12 de Fevereiro) e justificado pelo impacto da descida das cotações do petróleo nas receitas públicas.

O aumento do ISP foi justificado pelo Governo com a necessidade de "corrigir a perda de receita fiscal, resultante da diminuição da cotação internacional" e também anular "os impactos negativos adicionais ao nível ambiental e no volume das importações nacionais causados pelo aumento do consumo promovido pela redução do preço de venda ao público".

Mas o Executivo de António Costa admitiu aliviar este aumento de seis cêntimos por litro no caso de as cotações do preço do petróleo subirem, o que contribuiria para o aumento do preço ao consumidor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    14 mar, 2016 palmela 11:49
    Ainda ha por ai quem critique donald trump! Este ministro consegue dividir o pais pelo meio sem precisar utilzar um muro!
  • VICTOR MARQUES
    14 mar, 2016 Matosinhos 11:47
    Viva a esquerda unida! Será que o Povo já começou a perceber o logro?...
  • alou
    14 mar, 2016 viseu 10:00
    Continuem a botar no PS.PCP. BLOCO, que é sempre tudo a aumentar, eles querem proteger que não trabalha, quando eles diziam que os impostos já estão no limite, quando estava o psd !!!!
  • Paulo
    14 mar, 2016 Albufeira 09:53
    O mais irónico, é que este imposto é uma das consequências deste (des)governo ter estado a repor as condições para a sua clientela da função publica, muitos dos quais já esfregava as mãos de contente, agora voltando ao irónico da situação, é que para muitos deles já perdem mais quando vão agora abastecer o carro, do que quando tinham os cortes em vigor, o maior problema é que temos que pagar todos, e mais uma vez quem sai realmente prejudicado é o privado, pois não houve nenhuma reposição de ordenados e outras regalias, e continuamos a pagar mais ainda para suportar o "sistema".
  • burro
    14 mar, 2016 bragança 09:49
    é o que está a fazer esta besta no governo grande a aldrabão desde o aumento do IRS ao imposto no combustíveis tenho assistido a um pouco de tudo por isso este burro vai atestar à Espanha e não só isto mas também o gás que querem estes asnos de 4 patas ainda o grande burro do ministro da economia implora para que as pessoas não façam isso vão roubar ao caralho falavam estes chulos do anterior governo e davam tudo olha se estão é a tirar tudo eu enquanto não normalizar como já esteve continuarei a fazer o mesmo este preto só me faz lembrara o seu amigo e aldrabão tal como ele SÓCRATES, espero que o nono Presidente da República não os deixe esticar e corra com eles o mais rápido possível senão continuaremos a entrar na merda deveriam pagar os que o apoiaram e votaram nele que não fui eu com toda a certeza a foda é que pagamos todos espero que vão para a rua o mais rápido possível volta Passos Coelho..............
  • Petervlg
    14 mar, 2016 Trofa 09:35
    Devemos agradecer ao PS, PCP e BE, por estes aumentos dos combustíveis.
  • Pois
    14 mar, 2016 Guimarães 09:26
    Não passou assim tanto tempo da época em que um aumento nos preços combustíveis fazia parar a logística deste país, fazia com que as pessoas saíssem à rua e se fizessem ouvir. Hoje em dia somos "assaltados" desta forma completamente absurda e, aparentemente, estamos anestesiados e aceitamos tudo... Até quando vamos esperar que "os outros" resolvam os nossos problemas? Os nossos político certamente não têm as qualidades que se lhes exige, mas, onde andam os cidadãos? Viraram "treinadores de bancada"? Continuam a ver o jogo da sua equipa favorita? Ou mudaram de canal para um "programa" mais interessante do que tratar das vidas deles? Até quando vão continuar a acreditar que quem nos governa (da esquerda à direita) são "pessoas de bem"?

Destaques V+