Tempo
|
A+ / A-

Stephen Hawking quer Reino Unido na União Europeia

10 mar, 2016 - 09:24

O académico é um dos 150 cientistas para quem o Brexit “será um desastre para a ciência e universidades do Reino Unido".

A+ / A-

O astrofísico britânico Stephen Hawking figura entre 150 académicos que declararam apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia. Numa carta publicada esta quinta-feira, os cientistas defendem que a saída prejudicaria a ciência e a investigação.

"Se o Reino Unido deixar a UE e houver uma perda de liberdade de movimento dos cientistas entre o Reino Unido e a Europa, será um desastre para a ciência e universidades do Reino Unido", argumentam os académicos na missiva enviada ao jornal “Times”.

Na lista de mais de 150 signatários estão cientistas, matemáticos, engenheiros e economistas de Cambridge, bem como membros ou associados da prestigiada instituição britânica Royal Society.

Dentre eles, Martin Rees, renomado astrónomo e antigo presidente da Royal Society, a física Athene Donald e o químico Alan Fersht, que organizou a iniciativa.

O referendo sobre a permanência do Reino Unido no bloco dos 28 foi marcado para dia 23 de Junho e as sondagens mostram que a campanha pela permanência na UE granjeia ligeira vantagem, mas a margem tem-se encurtado nos últimos meses.

Na carta enviada ao “Times”, os cientistas argumentam que a ciência é vital para a prosperidade a longo prazo do Reino Unido e que a adesão à UE aumentou o financiamento da ciência, permitindo ao país recrutar talentosos investigadores.

Enfatizam ainda que a livre circulação dos cientistas é tão importante para a ciência como o comércio livre para a economia de mercado e recordam que a Suíça, não membro da União, enfrenta agora grandes dificuldades em atrais jovens talentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+