Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

Marcelo Presidente. Há festa em Celorico de Basto?

09 mar, 2016 - 12:46 • Isabel Pacheco

Não. Mas “deveria haver aí uma festa valente!”, considera um habitante da terra onde Marcelo Rebelo de Sousa tem raízes familiares.

A+ / A-

Veja também:


No dia em que Marcelo Rebelo de Sousa toma posse como Presidente, em Lisboa, a Renascença foi saber como os habitantes de Celorico de Basto vivem o momento. Não é dia de festa, mas poderia ser. Afinal de contas, não é todos os dias que um "filho da terra" toma posse como Presidente da República.

"Na realidade, deveria haver aí uma festa valente", atira Joaquim Lopes, enquanto lê o jornal no café no centro vila. Na mesa ao lado, José Maria mostra o seu receio em ver menos vezes Marcelo pela terra. "Foi o presidente da assembleia municipal e vinha cá muitas vezes, mas agora não vai conseguir vir cá tantas vezes. Tem outros negócios lá para Lisboa", remata.

"Negócios" do país que ocupam o Presidente Marcelo, que mesmo antes de tomar posse já cumpriu a primeira promessa: "colocar Celorico no mapa", recorda José Vieira. "Acontece que Celorico está cada vez mais no mapa", conclui.

Mas, por enquanto, Marcelo só mesmo nas capas de jornais. Ainda assim, há quem o espere em Setembro. "Ele nunca se esquece de Celorico de Basto, nem da festa anual de nossa Senhora do Viso, no segundo domingo de Setembro".

Celorico de Basto é a terra da avó de Marcelo Rebelo de Sousa e a escolhida pelo ex-comentador para o anúncio da sua candidatura e para o fecho da campanha eleitoral que acabou em Belém, na Presidência da República.

[Notícia corrigida às 17h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos
    09 mar, 2016 Gandarela de Basto 20:22
    o seu a seu dono. realmente o prof.dr. Marcelo rebelo de Sousa pós Celorico de basto no mapa e com muito orgulho meu e de todos os celoricenses ,mas porque é que a comunicação social nunca bem a Gandarela de basto terra da avó Joaquina,onde tem as suas terras, agora pertencentes ao pof.Marcelo,e tambem onde ela morou muitos anos . pergunto eu sabem onde fica Gandarela de basto? sabem onde morou a D. Joaquina ?
  • Luís
    09 mar, 2016 Lisboa 17:02
    Não é "Biso", mas "Viso"

Destaques V+