Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arte Antiga expõe o tesouro da Rainha Santa Isabel

03 mar, 2016 - 00:00 • Maria João Costa

Numa altura em que se assinalam os 500 anos da beatificação da Rainha Santa Isabel, o Museu Nacional de Arte Antiga abre uma exposição evocativa da data. "O Tesouro da Rainha Santa" é inaugurada esta quinta-feira e reúne um importante espólio de Isabel de Aragão.

A+ / A-

Nascida em Espanha, Isabel de Aragão tinha 12 anos quando casou por procuração com o rei português D. Dinis. O casamento foi formalizado numa celebração em Trancoso, pouco depois de Isabel passar a fronteira portuguesa. Conhecida como a rainha da paz por ter evitado um conflito que opunha o seu marido ao filho, Isabel foi como peregrina a Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha, quando ficou viúva. Ali terá deixado como oferta muitos dos seus bens pessoais.

Parte do espólio que subsistiu é agora mostrado no Museu Nacional de Arte Antiga. Trata-se do chamado “Tesouro da Rainha Santa”, que fazia parte do “acervo particular” da monarca, indica António Filipe Pimentel. O director do Museu de Lisboa descreve as cinco peças expostas como “obras notáveis de ourivesaria medieval” e “peças que têm valor histórico e artístico”. Ao olhar do público são agora revelados um relicário, vindo de Aragão; o bordão, prova da peregrinação da Rainha a Compostela; a cruz processional em jaspe, material veneziano; a imagem-relicário da Virgem com o Menino e o colar composto por elementos retirados da coroa da D. Isabel.

A rainha, sobre a qual foi criada uma lenda de santidade devido a diversos milagres, foi beatificada em 1516 pelo Papa Leão X e canonizada como Santa pelo Papa Urbano VIII. É por isso conhecida como Rainha Santa Isabel. Padroeira de Coimbra, Isabel recolheu-se ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha depois da morte do rei D. Dinis.

A enriquecer a exposição que agora é mostrada no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa estão dois quadros, um deles um Zurbarán, que veio do Museu do Prado em Madrid, e outro que veio da Alemanha. Ambos ilustram “o processo de beatificação e de canonização”, indica o director António Filipe Pimentel.

O tesouro da Rainha do Milagre das Rosas é uma exposição que resulta do trabalho do Museu Nacional de Arte Antiga, com o Museu Nacional Machado Castro de Coimbra e a Confraria da Rainha Santa Isabel e que tem como subtítulo “Imagem e Poder”.

Segundo o director António Filipe Pimentel, este “binómio” resulta da “imagem que Isabel cria em vida que é simultaneamente de um aura que rodeia a soberana e uma imagem no sentido iconográfico porque a partir do túmulo ela cria um retracto de despojamento”.

A exposição sobre o Tesouro da Rainha santa Isabel pode ser visitada até 19 de Junho na sala do tecto pintado do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CARLOS BARREIRA
    07 mar, 2016 coimbra 19:56
    escrevam a informação como deve ser! beatificação??? assim vai o jornalismo !!!!
  • Luis
    04 mar, 2016 Lisboa 10:42
    Se os PaFalhados ainda estivessem no governo até estas joias teriam sido privatizadas. Penso eu. de que.
  • duvidoso
    03 mar, 2016 Santarém 21:11
    Penso que a Rainha Santa Isabel não terá nascido em Espanha como aqui se afirma, talvez no reino de Aragão ou o de Castela, mas Espanha nessa altura não creio que existisse.
  • ADISAN
    03 mar, 2016 Mealhada 14:13
    Sobre o milagre das rosas, acho oportuno referir e divulgar algo que bastante me surpreendeu na Alemanha. No Hospital Sankt Elisabeth, em Bona (onde nasceu a minha filha) deparei com um quadro (pintura) na parede de um corredor, no qual, para além do retrato de Sankt Elisabeth de Thüringen (não a de Aragão), se contava uma história idêntica à do milagre das rosas atribuído em Portugal precisamente à nossa Rainha Santa!

Destaques V+