Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cascais vai ter sirene de alerta para tsunami

01 mar, 2016 - 16:10

A activação e alerta à população será feita com base na informação dada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

A+ / A-

Cascais vai ter uma sirene de alerta de tsunami para informar a população em situações de risco, tornando-se no primeiro município do país com este sistema, anunciou esta terça-feira a Câmara Municipal.

Um acordo celebrado entre a autarquia e a Autoridade Nacional de Protecção Civil prevê a criação de um projecto-piloto, com meios técnicos e humanos, para testar o funcionamento deste novo sistema.

O objectivo, segundo a Câmara de Cascais, é "melhorar os mecanismos de alerta de catástrofes e a redução dos tempos de transmissão de alertas às populações".

A sirene será equipada com um controlo local, que deverá servir as unidades de resgate envolvidas nas operações de socorro e salvamento, bem como a comunicação na área afectada.

"Este sistema de alerta, o primeiro do género no país, poderá ainda ser utilizado noutras situações de risco, nomeadamente, cheias e inundações, ventos fortes ou outro tipo de riscos naturais ou tecnológicos", adiantou a autarquia.

De acordo com a informação divulgada, o sistema permite o envio de um sinal de rádio ou GPRS auxiliar a partir de transmissores terrestres, de forma a avisar a população em caso de risco iminente.

A sua activação e alerta à população será feita com base na informação dada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, disse à Lusa que o projeto-piloto é "de todo o interesse" para o município e de "grande importância" para o país.

"Não está nas nossas mãos controlar os fenómenos da natureza, mas está nas nossas mãos a capacidade de resposta que lhes damos. Por estarmos numa conhecida zona de risco, com este projeto estamos a contribuir para o alerta mais rápido das pessoas e para incremento da segurança das populações de Cascais e da toda a zona costeira da grande Lisboa", concluiu o autarca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Pinheiro
    01 mar, 2016 Torres Novas 17:06
    Acho que em Setubal também já existe...

Destaques V+