Tempo
|
A+ / A-

PSD quer ministro da Cultura no Parlamento para explicar demissão no CCB

01 mar, 2016 - 11:54

João Soares já tinha afirmado que iria demitir o presidente do Centro Cultural de Belém, e na segunda-feira, tal como prometido, exonerou António Lamas para dar lugar a Elísio Summavielle.

A+ / A-

Veja também:


O PSD vai chamar o ministro da Cultura, João Soares, ao Parlamento para esclarecer a substituição da liderança do Centro Cultural de Belém (CCB). O vice-presidente do PSD, Sérgio Azevedo, afirmou esta terça-feira à Renascença que o processo de exoneração de António Lamas, substituído por Elísio Summavielle, ex-director-geral do Património Cultural, suscita dúvidas aos sociais-democratas.

“O único facto é que é demitida uma personalidade para uma imediata nomeação de uma pessoa próxima do ministro da Cultura, e é público que são próximos. Isto é uma evidência, não estou a fazer nenhuma suposição”, aponta Sérgio Azevedo. “Até chegou a ser candidato autárquico nas últimas eleições, é próximo do PS, foi secretário de Estado do PS.”

“[António Lamas] foi demitido e substituído praticamente no mesmo dia. Nesse sentido, também não ficámos satisfeitos. Vamos entregar um requerimento em sede parlamentar para uma audição do ministro da Cultura para tentar explicar este processo, [já que] não o conseguiu fazer no debate do Orçamento do Estado”, conclui o vice-presidente social-democrata.

BE queria concurso internacional

Na mesma linha, o deputado do CDS, Hélder Amaral, considerou "anormal" e "pouco correcta do ponto de vista institucional" a forma como António Lamas foi afastado do cargo: "Não nos parece normal e correcto que uma demissão seja feita com recados e via imprensa".

"Da parte do PS estes comportamentos são frequentes e não fica nada bem à imagem da democracia e da governação", acrescentou o deputado centrista.

Já para Gabriela Canavilhas, deputada socialista, a substituição de António Lamas no cargo fez sentido depois do ministro da Cultura ter feito uma análise que detectou "erros e falhas que deviam ter consequências". "O Governo precisa de ter nas suas instituições líderes que dêem corpo à sua estratégia. Se essa estratégia fica comprometida, será melhor que seja concretizada por outro protagonista", defendeu.

Por seu turno, o deputado José Soeiro, do Bloco de Esquerda, lamentou que não tenha sido realizado um concurso internacional para o cargo. "Aos equipamentos culturais devem ser associados planos estratégicos e realizados concursos públicos para os cargos de direção", sustentou.

As críticas a Lamas

Na sexta-feira, João Soares já tinha afirmado aos deputados que iria demitir o presidente do Centro Cultural de Belém, e na segunda-feira, tal como prometido, entregou a cópia do despacho em que exonera António Lamas.

Em causa, nesta discordância entre António Lamas e João Soares, está o projecto de gestão integrada do chamado "eixo Belém-Ajuda", cuja estrutura de missão foi extinta na semana passada, em Conselho de Ministros.

João Soares afirmou que não ter "a menor das hostilidades do ponto de vista pessoal" com António Lamas - nomeado presidente do CCB em 2014 -, mas lamentou "uma gestão pouco prudente", dando como exemplo que "seis milhões [de euros] das reservas foram gastos nos últimos tempos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    03 mar, 2016 Mestre 09:23
    A melhor explicação do assunto!1!! hahahaahaha! https://www.youtube.com/watch?v=wzL3AdDkKXU
  • rosinda
    03 mar, 2016 palmela 01:45
    concordo que joao soares va ao parlamento explicar esta situçao !Ele falou primeiro com a comunicaçao social e nunca explicou o motivo!
  • 👤.
    02 mar, 2016 lisboa 01:05
    Vão vêr que ainda vão arranjar um bom tacho ao sr pseudo Engenheiro o Exmo PRESIDIÁRIO " JOSÉ SÓCRATES" DA BANCA ROTA! mas só depois de lhe branquearem a imagem!...
  • Jorge Nicolau
    01 mar, 2016 Braga 20:39
    É típico da "monarquia Soares". Quero, posso e mando, sem qualquer respeito pela dignidade dos outros, quer seja um humilde polícia ou um prestigiado académico.
  • Petervlg
    01 mar, 2016 Trofa 17:51
    É assim que se faz, tudo as claras: Como se consegue colocar os amigos nos lugares!
  • 01 mar, 2016 15:23
    Quando esta FIGURINHA caiu do Hélicopetro e trazia os diamantes só foi pena DEUS NOSSO SENHOR não o castigar severamente, e ter-lhe caido o helicopetro em cima, POIS LIXO TEMOS CÁ MUITO.
  • 👤.
    01 mar, 2016 lisboa 15:18
    Vão ver que aina vão arranjar um bom tacho ao sr pseuso Engenheiro o Exmo PRESIDIÁRIO " JOSÉ SÓCRATES" DA BANCA ROTA! mas só depois de lhe branquearem a imagem!...
  • 01 mar, 2016 LISBOA 14:34
    ELE NUNCA EXPLICOU O PORQUÊ DA QUEDA DO AVIÃO LÁ EM AFRICA, VAI DAR AGORA EXPLICAÇÕES??? O HOMEM JÁ EXPLICOU O TACHO DO FILHO!!! ISTO É TUDO O MESMO, ENTRAM UNS, SAIEM OUTROS E OS TACHOS TROCAM-SE CONFORME AS CORES, ISTO É ASSIM HÁ 40 ANOS E ENQUANTO O POVO ESTIVER EM COMA PROFUNDO VAI SER SEMPRE ASSIM!!!
  • José
    01 mar, 2016 oeiras 14:19
    O PSD e o CDS querem é remédio para a azia , só que têm vergonha de pedir. Coitados!
  • Luis
    01 mar, 2016 Lisboa 14:08
    Será que este vai ganhar o mesmo que o boy contratado pelo ex Ministro do ambiente foi ganhar?. Isto é tudo pêlo do mesmo cão. Seria interessante ver um jornal a investigar aleatoriamente 50 politicos em actividade no que diz respeito ao emprego dos seus familiares mais próximos. Eles têm bons tachos, mais os familiares e amigos. Eles conseguem consultas e intervenções cirurgicas em 24 horas de igual modo passaportes, revalidações de cartas, licenças camarárias, licenças de uso e porte de arma, licenciaturas à pedrada etc,etc,etc,. Isto tudo para além das grandes negociatas que alguns fazem, mas sempre queixando-se que estão muito mal pagos. O Carreiras da Câmara de Cascais disse para quem o quis ouvir que ia fazer uma auditoria interna às licenças de obras concedidas ao ministro da economia e à ministra das Finanças PaFianos. Alguém mais ouviu falar no resultado dessa auditoria? Protegem-se todos uns aos outros. São todos compadres e funcionam como uma Irmandade.

Destaques V+