Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cessar-fogo na Síria em vigor desde as 22h00

26 fev, 2016 - 22:18

Está previsto que a trégua dure duas semanas. A pausa nos confrontos não abrange nem o autoproclamado Estado Islâmico nem o ramo sírio da Al-Qaeda, a Frente al-Nusra.

A+ / A-

O cessar-fogo na Síria acordado entre os Estados Unidos e a Rússia e aceite pelo regime e por 100 facções da oposição entrou em vigor às 00h00 locais (22h00 de sexta-feira em Lisboa).

A trégua, definida para durar duas semanas, não abrange os combates contra o grupo extremista Estado Islâmico e contra o ramo sírio da Al-Qaeda, a Frente al-Nusra, que controlam cerca de metade do território.

Inédito em cinco anos de conflito armado, o cessar-fogo é encarado com cepticismo pela complexidade da sua aplicação no terreno, dada a fluidez de alianças entre grupos armados.

As horas que antecederam o início formal da trégua foram marcadas por intensos bombardeamentos das forças sírias, apoiadas pela aviação russa, contra posições rebeldes.

A guerra na Síria já fez mais de 270 mil mortos e mais de quatro milhões de refugiados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luciano de Jesus
    27 fev, 2016 Damaia 18:50
    logística para esses combatentes tem que ser fornecida por países que contribuem para a guerra. Cada um deles com os seus interessares no país.
  • rosinda
    27 fev, 2016 palmela 01:38
    o carinho do povo e o mais importante que um artista pode ter durante a vida !Jose cid tem esse carinho.
  • rosinda
    27 fev, 2016 palmela 01:25
    nao tem nada ver com amizade que ideia!
  • maria sousa cabral
    26 fev, 2016 lisboa 23:05
    Espero que as tréguas na siria sejam respeitadas por ambas as partes nem que seja para evacuar os milhares de crianças que sofrem e morrem sem sequer ter tido oportunidade de olhar e ver o sol, lua e as estrelas sem serem importunadas por misseis e bombas

Destaques V+